Carteira de Trabalho é confeccionada gratuitamente pela prefeitura
Serviço é retomado pela gestão do prefeito Iris Rezende para garantir acesso do cidadão ao mercado de trabalho.

Convênio firmado entre a Prefeitura de Goiânia e o Ministério do Trabalho (MTE) garantirá mais facilidade ao cidadão goianiense. Assinatura do documento pelas instituições, feita nesta segunda-feira, 13, no gabinete do prefeito Iris Rezende, dá início à impressão gratuita de Carteiras de Trabalho aos que procurarem a unidade do Sine Municipal.

Após quase cinco anos sem emitir o documento, o município volta a ser parceiro na execução do serviço, fato que resulta na redução da fila de espera de aproximadamente seis mil pessoas que aguardam sua Carteira de Trabalho, via MTE. “Por meio desse convênio que acabamos de assinar com o Ministério do Trabalho, nós restituímos à prefeitura a competência para emitir essas carteiras. Muitas vezes, principalmente, os recém-chegados a Goiânia têm dificuldade de obter esse documento, sem o qual não se consegue um emprego”, destacou Iris Rezende durante a solenidade.

O chefe do Executivo Municipal aproveitou a oportunidade para adiantar onde o serviço de impressão do documento estará disponível. “Após término do período das chuvas, faremos os mutirões nos bairros de Goiânia. Em todas as edições, queremos oferecer os atendimentos rotineiros e ainda a emissão da Carteira de Trabalho. Tudo isso perto da residência desse trabalhador para sua maior comodidade”, ressaltou o gestor.

Quem também esteve presente no evento de assinatura do convênio foi o deputado federal Jovair Arantes. Na ocasião, o parlamentar citou a felicidade em participar de um momento que reflete o respeito e valorização do cidadão pela prefeitura. “Hoje, reatamos nossa proximidade com a gestão municipal em prol de Goiânia. O prefeito Iris Rezende representa a honestidade e compromisso pela cidade e sua população”, disse Jovair Arantes.

Para o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Macxwell Novais Ferreira, o retorno da emissão da Carteira de Trabalho é uma vitória para a administração e para os trabalhadores. “Agradecemos o prefeito Iris Rezende por todo empenho para que esse serviço voltasse a ser feito pela prefeitura. Creio que iremos ajudar muita gente por meio da confecção desse documento”, afirmou o secretário.

Processo
assinatura-convênio-gabinete-iris-rezende
Solenidade de assinatura de documento que firma convênio entre instituições, no gabinete do prefeito Iris Rezende, nesta segunda-feira, (13). Foto: divulgação/Secom.

A confecção da Carteira de Trabalho deve ser solicitada no Sine Municipal, unidade da Sedetec que está localizada na Rua 4, esquina com a Rua 6, Edifício Parthenon Center, no Setor Central da cidade. Atendimento no local é feito das 8h às 18h e pedido deve ser feito mediante apresentação dos seguintes documentos: comprovante de residência com CEP, Documento de identificação original, CPF e comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).

A carteira é disponibilizada pela Prefeitura de Goiânia gratuitamente. Após entrada com processo para aquisição do documento, o Sine Municipal leva de dez a quinze dias para entregá-lo ao solicitante.

* Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Redação

Revista Factual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *