Filarmônica realiza concerto especial com obras de Luigi Nono e Beethoven nesta quinta-feira
Apresentação será às 20h30 no Oscar Niemeyer, com regência do maestro Neil Thomson e participação da soprano Natália Aurea e do pianista Diego Caetano.

A Orquestra Filarmônica de Goiás recebe nesta quinta-feira (17), às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a soprano Natália Aurea e o pianista Diego Caetano. Sob a regência do maestro Neil Thomson, eles interpretarão a obra Como uma ola de Fuerza y luz, obra emblemática do compositor italiano Luigi Nono, dedicada ao líder revolucionário chileno Luciano Cruz, assassinado em 1971, dois anos antes do golpe de Augusto Pinochet. Luigi Nono é um dos compositores mais importantes e influentes do século XX, entretanto, suas obras são pouco executadas no Brasil, o que torna este concerto ainda mais especial. A Sinfonia nº. 3 de Beethoven, também conhecida como Heroica, também integra o programa do concerto. A entrada é gratuita.

Na­tural de São Paulo, Natália ini­ciou o con­tato com a mú­sica através de coros nas igrejas. Es­tudou piano, vi­o­lon­celo e por úl­timo canto na Es­cola Mu­ni­cipal de Mú­sica, onde per­ma­nece sob ori­en­tação de An­dréa Kaiser. Par­ti­cipou de mas­ter­classes com Anna Ko­rondi, Susan Bul­lock, Nathalie Thomas. Foi fi­na­lista do Con­curso de Canto Maria Callas e se­le­ci­o­nada para par­ti­cipar do pro­grama Pre­ludio na TV Cul­tura. Tra­ba­lhou com os di­re­tores Iacov Hillel, João Ma­la­tian, Luiz Edu­ardo Frin, André Heller e já foi re­gida por Naomi Mu­na­kata, John Nes­ch­ling, Victor Hugo Toro, Ni­baldo Ara­nega, Julio Me­da­glia, Be­nito Ju­arez, João Mau­rício Ga­lindo e Ri­chard Arms­trong. Dentre seus prin­ci­pais tra­ba­lhos como so­lista des­tacam-se A Barca no Te­atro Mu­ni­cipal de São Paulo, Glória de Vi­valdi e Missa em Mib do Padre José Mau­ricio no The­atro São Pedro, Credo de Dom Pedro I com a Osusp no Te­atro Alfa e Elektra e Der Ro­sen­ka­va­lier de Strauss na Sala São Paulo. É in­te­grante dos coros Sinfô­nico e de Câ­mara da Osesp, onde faz di­versos solos e re­cen­te­mente gravou as faixas Ju­biabá e Asa Branca no CD Can­ções do Brasil junto ao Coro da Osesp.

O pianista brasileiro Diego Caetano começou seus estudos de piano em Goiás aos 11 anos. Aos 25 anos, concluiu com nota máxima o Doutorado em Artes Musicais – Piano Performance pela Universidade do Colorado em Boulder (EUA). Concluiu o Mestrado em Música – Piano Performance pela Universidade do Wyoming (EUA) e Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Goiás. Estudou com os professores David Korevaar, Bob Spillman, Theresa Bogard, Maria Helena Jayme e Lílian Carneiro de Mendonça. Em 2016, aperfeiçoou-se no Conservatório de São Petersburgo (Rússia) com a professora Nadezhda Eysmont. Hoje, é diretor do departamento de piano e professor na Amarillo College (EUA).

Possui mais de 40 prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, destacando-se: 1º lugar no London Grand Prix Virtuoso (2016), 1º lugar no New York International Concerto Competition (2014); 1º lugar no MTNA – Steinway & Sons International Competition (2011); 1º lugar no Concurso Internacional das Montanhas no Canada (2013); 1º lugar no Concurso Nacional de Música Brasileira “Spartacco Rossi” (2009); 1º lugar no Concurso Nacional de Piano “Arnaldo Estrella” (2008), entre outros. Em 2008, ganhou prêmio “Arnaldo Estrella” de Melhor Intérprete de Música Brasileira. Também recebeu prêmio de Melhor Intérprete de Música espanhola no Concurso Internacional de Piano de Rabat, no Marrocos.

Serviço

luigi-nono-Beethoven-filarmônica

Concertos Especiais: Luigi Nono e Beethoven – Orquestra Filarmônica de Goiás

Quando: quinta-feira, 17 de agosto
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Avenida Dep. Jamel Cecílio, nº 4490, Quadra Gleba, Lote 1 – Setor Fazenda Gameleira, Goiânia – GO)
Entrada Gratuita

Foto: reprodução.

Redação

Revista Factual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *