Grupo Zabriskie Teatro promove discussão sobre pluralidade e cidadania em mostra LGBT de cinema
Cineclube Zabriskie será realizado de 15 a 18 de setembro e busca a reflexão e a desconstrução de preconceitos arraigados na sociedade.

O Cineclube Zabriskie é um projeto do Grupo Zabriskie Teatro que, desde 2014, consiste em receber o público em sessões com projeção de filmes, pipoca e bate-papo. A temática é a Diversidade de Gênero e Sexualidade. O desejo do grupo é fazer de sua sede um espaço para que todos e todas reflitam sobre uma sociedade ainda opressora, cerceadora nas mais íntimas descobertas e que incita ao ódio e à intolerância. Sob a coordenação do ator Alexandre Augusto e a cineasta Brisa Evangelista, o Cineclube Zabriskie reúne um grupo de apaixonados por cinema, em media uma vez por mês, para assistir e discutir sobre cinema e compartilhar inquietações e reflexões para a desconstrução de preconceitos na sociedade.

Os preconceitos devem ser sempre abordados e desconstruídos, pois a sociedade é predominantemente patriarcal e machista. A homofobia, lesbofobia, transfobia, e tantos outros preconceitos atrozes que incidem diariamente sobre todos é visível. Nas estatísticas é possível constatar que o Brasil lidera o ranking de violência homofóbica e é o país onde há o maior número de assassinatos de travestis e transexuais. No cotidiano percebe-se a ausência de liberdade para mínimas expressões homoafetivas. E chega-se ao cúmulo da exclusão de pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) no mercado de trabalho.

Ancorados em afirmações como a de Gustavo Jönck – “Um espaço para ver filmes raros, saber das novidades, trocar idéias e fazer amigos.”- Alexandre Augusto e Brisa Evangelista propõem no Cineclube Zabriskie um espaço democrático que incentive as discussões sobre as obras audiovisuais e a reflexão profunda sobre assuntos polêmicos e de extrema importância para a construção da pluralidade e cidadania na nossa sociedade.

E antenado com os movimentos de expressão LGBT agendados para o mês de setembro em Goiânia, o Cineclube Zabriskie dá prosseguimento às suas atividades em 2016 com uma programação especial. O projeto foi contemplado e é realizado com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e conta com a parceria do DIGO – Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás para a exibição dos filmes. As sessões acontecem na sede do Zabriskie Teatro e a entrada é franca.

SERVIÇO

capa-cineclube-zabriskie
Pequena Mostra LGBT Cineclube Zabriskie
Data: 15 a 18 de setembro de 2016
Horários: 15 e 16 às 15h / 17 e 18h às 20h
Local: Zabriskie Teatro – Avenida Antônio Martins Borges, 121, Setor Pedro Ludovico, Goiânia/GO
Entrada franca.

PROGRAMAÇÃO

ma-vie-em-rose-15-09

15/09/2016
Filme: Ma Vie Em Rose
Horário: 15h
Classificação: Livre

tomboy-16-09

16/09/2016
Filme: Tomboy
Horário: 15h
Classificação: Livre

pride-17-09

17/09/2016
Filmes: ÁDVENA (curta) e Pride
Horário: 20h
Classificação: 14 anos

tatuagem-18-09

18/09/2016
Filmes: Mademoiselle do Rap (curta) e Tatuagem
Horário: 20h
Classificação: 16 anos

Vinicius Martins

Editor da Revista Factual, jornalista em formação, cristão, músico, entusiasta da música e designer gráfico. Gosta de ler, tocar violão, bateria e curtir bons sons. Um apaixonado por Goiânia e seus encantos. Motivado pelo aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *