Hocus Pocus comemora 24 anos com shows no Grande Hotel
Sebo de renome em Goiânia segue em franca atividade desde 1992.

O espaço underground dos sonhos da molecada (e de muitos adultos também), especialmente das décadas dos anos 1990/2000 está fazendo aniversário. Não se atendo apenas à geração anterior de adolescentes, mas sempre focando em oferecer conteúdo de qualidade de maneira acessível, a Hocus Pocus segue atuante em um mercado que corre à margem dos interesses de grande parte da juventude, mas que atinge diretamente outra classe dentro do mesmo público: a do jovem que deseja se alimentar de cultura, seja por meio da música ou dos quadrinhos. A loja comemora seus 24 anos neste sábado, 20, a partir das 14h com shows no Grande Hotel, no Centro de Goiânia, com as bandas Terror Revolucionário (DF), Diabo Velho (GO) e Mechanics (GO).

O segredo da longevidade da Hocus Pocus? Proximidade. Esta premissa faz total diferença diante de uma galera pensante que não aceita qualquer ideia e se une em busca de informação e novas opções de entretenimento. Em entrevista à Revista Factual, Moacir Asunção Jr., fundador e proprietário da loja explica que o conceito que pautou a criação do estabelecimento foi a preferência pelos sebos. Moacir colecionava discos de vinil e seu irmão, livros. Sendo frequentadores assíduos deste tipo de ambiente, resolveram montar um acervo com base em seus itens colecionados. Ele explica que toda semana comprava algo no sebo – prática que influenciou diretamente na idealização do espaço, que comercializa camisetas, discos, livros, gibis, zines, novos e usados, entre outros.

O tempo passou e as novas tecnologias vieram. Os produtos inicialmente vendidos pela Hocus Pocus não foram totalmente extintos, mas praticamente a maioria deles caiu em desuso. É o caso dos vinis, cd’s e até mesmo dvd’s. Apesar disso, o negócio que talvez pudesse estar fadado ao fracasso passa por um processo de reinvenção. De acordo com Moacir, há cerca de 15 anos o foco da loja passou a ser as histórias em quadrinhos, especialmente os títulos que já se encontravam fora do catálogo. O mais interessante é que os itens são vendidos a preços acessíveis, a partir de R$ 5, explica Moacir. Conteúdos clássicos de grandes quadrinistas com valores convidativos… quem não quer?

moacir
Moacir Asunção Jr., fundador e proprietário da Hocus Pocus. Foto: Arquivo pessoal.

E por falar em valores, com um bom humor característico ao conversar com a Factual ele explica: “dinheiro mesmo, não deu para ganhar não. Mas o melhor é que fazemos o que gostamos.” É mais uma questão de abraçar a causa, de fortalecer e apoiar o movimento que existe em Goiânia. Tal posicionamento gerou consequências positivas tanto para a loja quanto pessoalmente para Moacir, que ressalta as amizades que fez ao longo destes 24 anos. “O Aurélio (integrante da banda Diabo Velho, que se apresenta no festival deste sábado), por exemplo, é nosso amigo desde os tempos da sua primeira banda, o HC 137 (banda histórica do punk goianiense). Ou melhor, desde o tempo que ele nem tinha banda (risos)”.

Quando questionado sobre o balanço que faz a respeito da contribuição da Hocus Pocus para a cultura goiana, especialmente na cena independente, ele é enfático: “Fazemos o que gostamos. O principal é o caminhar junto com as bandas, com os produtores de eventos, com os organizadores das feiras de animes e quadrinhos, onde estamos presentes com nossos produtos e o apoio aos festivais.” Ele relembra o período em que o Centro Cultural Martim Cererê ficou fechado, entre 2012 e 2013: “As bandas não tinham locais para tocar na cidade. Então cedíamos o espaço da Hocus Pocus para que se apresentassem aqui, para o movimento não parar”. Incentivo fundamental para manter aquecido o criativo e efervescente cenário cultural independente de Goiânia. Sendo assim… VIDA LONGA À HOCUS POCUS!

hocus-pocus-loja
Sebo Hocus Pocus em Goiânia. Foto: Divulgação.


A Hocus Pocus está situada na Avenida Araguaia, 957 – Centro – Goiânia- GO (Abaixo da Av. Paranaíba)

Fone: (62) 3092-1927

SERVIÇO

aniversario-hocus-pocus

24 anos da Hocus Pocus
Quando? 20 de fevereiro – a partir das 14h
Onde? Grande Hotel, Avenida Goiás, Centro.
Quanto? Entrada Franca
Informações: https://www.facebook.com/events/953350174735809/

Vinicius Martins

Editor da Revista Factual, jornalista em formação, cristão, músico, entusiasta da música e designer gráfico. Gosta de ler, tocar violão, bateria e curtir bons sons. Um apaixonado por Goiânia e seus encantos. Motivado pelo aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *