Pokémon GO: Niantic Labs explica como funciona o jogo
Previsto para 2016, o game promove interação com o mundo físico.

Sem sombra de dúvida, existe uma geração que é fortemente marcada por Pokémon. As aventuras de Ash Ketchum com seu inseparável Pikachu e os amigos Misty e Brock, os confrontos nos Ginásios Pokémon, as conquistas de insígnias ou as evoluções do seu bichinho preferido, enfim, tudo isso mexeu e ainda mexe com o imaginário de adolescentes e adultos que conviveram com este universo. É visando aproximar toda esta paixão pelo anime com a realidade que a empresa de desenvolvimento de softwares Niantic Labs trabalha no lançamento de um game para smartphones: o Pokémon GO. Em seu site, ela explicou o funcionamento do jogo.

Pokémon GO é um jogo baseado na utilização de uma plataforma denominada “Real World Gaming”, desenvolvida pela Niantic. Esta plataforma combina a tecnologia de localização móvel e realidade aumentada para criar uma experiência única que motiva os jogadores a ir para fora e explorar o mundo ao seu redor, ou seja, interagindo com a realidade, pois, para a obtenção de alguns itens, o jogador necessitará visitar fisicamente os locais indicados, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, por exemplo.

telas-pokemon-go
Imagens do jogo. Vista do mapa e do encontro com o Pokémon Squirtle. Foto: Niantic Labs.

Para capturar Pokémons selvagens, os jogadores deverão explorar os arredores de acordo com suas espécies. De maneira prática, isso significa que Pokémons selvagens só aparecem em seus ambientes nativos, sendo que Pokémons aquáticos naturalmente só poderão ser vistos perto de lagos e oceanos.

O jogador precisará realizar uma caminhada em uma quantidade específica para chocar os ovos que previamente adquiriu. Estes ovos podem revelar novos Pokémons. Quanto maior o avanço, mais crescerá como treinador e maiores são a chances de conseguir itens especiais, como Pokébolas que podem ser adquiridas nos PokéStops, localizados em lugares interessantes, tais como instalações públicas de arte, locais históricos, museus e monumentos.

pokemon-go-plus
Pokémon GO Plus – acessório que dá instruções ao jogador através de luzes e vibrações. Foto: divulgação.

Também haverá batalhas. Os jogadores serão incentivados a participar de uma das três equipes para competir sobre a posse dos ginásios. Eles vão fazer isso colocando seus Pokémons capturados em ginásios amigáveis ou para lutar com Pokémons do adversário no ginásio do time oposto. Ginásios – assim como PokéStops – também são encontrados em locais específicos no mundo real.

Pokémon GO ainda está em fase de desenvolvimento e testes. A previsão de lançamento é para 2016, mas ainda sem data definida e deve ocorrer inicialmente nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Vinicius Martins

Editor da Revista Factual, jornalista em formação, cristão, músico, entusiasta da música e designer gráfico. Gosta de ler, tocar violão, bateria e curtir bons sons. Um apaixonado por Goiânia e seus encantos. Motivado pelo aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *