Agricultura

Milho, trigo e feijão impulsionam estimativas de bons resultados para a safra goiana

Estado deve ficar na quarta posição entre os maiores produtores nacionais de grãos, segundo projeção do IBGE. Produção de milho deve registrar crescimento de 17,2% em relação ao ano passado

Goiás deve registrar crescimento expressivo da produção de milho, trigo e feijão e se manter como quarto maior produtor de grãos do Brasil na safra 2025. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que acaba de divulgar uma nova edição do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). De acordo com a pesquisa, o Estado deve responder por 11,1% da produção nacional de grãos.

A LSPA projeta que a produção goiana de milho deve atingir 15,2 milhões de toneladas, alta de 17,2% em relação à safra anterior. O aumento deve ser impulsionado pelo avanço da produtividade e pela expectativa de condições climáticas favoráveis ao cultivo do grão.

No caso do trigo, a estimativa é que o volume produzido no Estado chegue a 152 mil toneladas, o que representa crescimento de 15% na produção. O resultado está em linha com a estimativa de aumento de 15,4% no rendimento médio, em relação ao mesmo período de 2024.

Goiás também deve registrar números positivos na produção de feijão. A terceira safra do grão deve alcançar 243,8 mil toneladas, aumento de 7,7% em relação à safra do ano passado, consolidando o Estado como um dos principais produtores do alimento, considerado essencial na mesa do brasileiro.

“Goiás tem mostrado crescimento consistente na produção agrícola, resultado do trabalho dos nossos produtores e dos investimentos contínuos no setor”, afirma o titular em substituição da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Asmar Júnior. “O avanço na produtividade e a diversificação das culturas reforçam a importância do Estado no cenário nacional e internacional”, destaca.

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos do AgroFactual sempre em primeira mão.

Acompanhe o AgroFactual no Facebook, XInstagram.

Redação AgroFactual

O canal da Revista Factual com as notícias do agronegócio no Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo