A indicação brasileira para o Oscar 2017 foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 12, na Cinemateca Brasileira em São Paulo, pela comissão formada pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC). Trata-se do filme “Pequeno Segredo”, dirigido pelo cineasta catarinense David Schürmann. A produção foi selecionada dentre 17 inscritos e concorrerá a categoria de melhor filme em língua estrangeira.
Com um elenco composto por artistas consagrados na televisão e no cinema como Julia Lemmertz, Maria Flor e Marcello Antony, “Pequeno Segredo” é baseado em uma história real e conta a emocionante história de uma menina e três mulheres que compartilham um segredo que mudará suas vidas, além de retratar a adoção da menina Kat, filha de Heloisa (Júlia Lemmertz) e Vilfredo Schürmann (Marcello Antony), membros da família Schürmann, conhecida por ser a primeira tripulação brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. O detalhe é que o diretor David Schürmann é membro da família.
O filme desbancou outros favoritos à indicação como é o caso de “Aquarius”, do diretor Kleber Mendonça Filho, que traz Sônia Braga como protagonista e foi alvo de polêmicas a respeito de sua classificação indicativa, e de “Chatô – O Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes, que conta a vida e obra do grande empresário das comunicações, Assis Chateaubriand. O filme começou a ser produzido em 1995 e só estreou nos cinemas 20 anos depois, em novembro de 2015.
“Pequeno Segredo” tem estreia prevista em 22 de setembro. Confira a seguir, a lista de filmes brasileiros inscritos para concorrer à premiação e o trailer oficial.
- Aquarius (Kleber Mendonça Filho)
- Chatô – O Rei do Brasil (Guilherme Fontes)
- Mais Forte Que o Mundo – A História de José Aldo (Afonso Poyart)
- Nise – O Coração da Loucura (Roberto Berliner)
- Campo Grande (Sandra Kogut)
- Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil (Belisário Franca)
- Pequeno Segredo (David Schürmann)
- O Roubo da Taça (Caíto Ortiz)
- A Despedida (Marcelo Galvão)
- O Outro Lado do Paraíso (André Ristum)
- Uma Loucura de Mulher (Marcus Ligocki Júnior)
- Vidas Partidas (Marcos Schechtman)
- Tudo Que Aprendemos Juntos (Sérgio Machado)
- O Começo da Vida (Estela Renner)
- A Bruta Flor do Querer (Andradina Azevedo, Dida Andrade)
- Até Que a Casa Caia (Mauro Giuntini)
- A Hora e a Vez de Augusto Matraga (Vinícius Coimbra)