Shopping da Capital realiza sessão especial de cinema para crianças autistas neste sábado

0
os-smurfs-e-a-vila-perdida

Ambiente à meia luz, som mais baixo e total liberdade para a plateia andar, cantar e se divertir. É neste cenário que crianças com distúrbios sensoriais, familiares, amigos e terapeutas irão assistir à animação “Os Smurfs e a Vila Perdida”, no Kinoplex do Goiânia Shopping, no próximo sábado, dia 8, às 10h30.

A iniciativa chamada Sessão Azul é fruto da parceria do grupo CapaciTEAutismo com a rede de cinemas e tem como objetivo incentivar pais e familiares de crianças autistas a irem ao cinema assistir a seus filmes favoritos em um ambiente seguro e totalmente adaptado.

“Após anos observando experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), identificamos vários casos em que as famílias muitas vezes deixavam de ter um convívio social maior por receio ou vergonha da reação do autista em situações que, para ele, talvez não sejam tão confortáveis, como ir ao cinema”, conta a psicóloga Carolina Salviano de Figueiredo, que está à frente do projeto.

Para as sessões realizadas em Goiânia, o grupo conta com o apoio do Infância e Comportamento (IFC), Associação dos Amigos do Autista (AMA), Instituto Suassuna e da Associação das Famílias e Amigos dos Autistas de Goiás (AFAAG).

“Muitas dessas crianças jamais teriam a oportunidade de ir ao cinema se não fosse em condições adequadas”, diz Patricia Cotta, gerente de Marketing do Kinoplex. “Temos prazer em apoiar iniciativas tão nobres como essa. Oferecemos o máximo em conforto e tecnologia, mas entendemos que o cinema é muito mais que isso. Estamos de braços abertos para receber todo mundo com o mesmo respeito e carinho”, completa.

[otw_shortcode_divider margin_top_bottom=”30″ text=”O projeto” text_position=”otw-text-center”][/otw_shortcode_divider]

Goiania_post_sessãoazul

A proposta básica do projeto é a realização de sessões de cinema adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias, mas não se trata apenas disso. O objetivo principal é que as sessões adaptadas de cinema possibilitem a ambientação das crianças neste espaço cultural, permitindo e encorajando que, ao longo do tempo, essas crianças e suas famílias venham a frequentar as sessões regulares. Além disso, a Sessão Azul tem a expectativa de inserir esta atividade cultural na rotina da família, abrindo novos horizontes e possibilidades de lazer, funcionando, inclusive, como uma extensão do trabalho terapêutico realizado com a criança e o engajamento dos pais no processo de tratamento.

Profissionais devidamente capacitados fazem o acompanhamento das famílias e prestam orientação para que as sessõesfuncionem como uma espécie de treinamento para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema e também para os pais, orientando-os sobre como lidar com as dificuldades de adaptação da criança ao novo ambiente.

Mais informações podem ser conferidas no site da Sessão Azul.

Foto de capa: reprodução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui