Setembro Amarelo: conheça a cartilha de prevenção ao suicídio

0
setembroamareloabp

Ainda na pauta do Setembro Amarelo, inúmeras ações são desenvolvidas por diversas associações e órgãos comprometidos com a saúde mental, bem estar, prevenção do suicídio e defesa da vida. Dentre estas iniciativas, a atuação da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, responsável por trazer a campanha Setembro Amarelo para o Brasil, é destaque. Além de promover esforços contínuos de conscientização visando coibir novos casos, a ABP lançou uma cartilha em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, no intuito de orientar médicos e profissionais da área de saúde sobre procedimentos em situações de tentativa de suicídio e também de identificar possíveis casos aos quais seus pacientes estariam propensos.

A seriedade do assunto motivou a instituição de uma data específica para que a questão seja discutida. 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Na ocasião, são pensadas e realizadas diversas atividades em todo o país para abordar o tema e informar a população sobre o que pode ser feito ao se deparar com alguém que deseja tirar a própria vida.

De acordo com dados publicados em 2012 pela Organização Mundial da Saúde – OMS, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, figurando como a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. A questão torna-se ainda mais alarmante com a estimativa de que uma morte por suicídio é registrada a cada 40 segundos ao redor do mundo. Os números mostram que setenta e cinco por cento dos casos ocorrem em países de baixa e média renda.

A cartilha “Suicídio: informando para prevenir” fala sobre como abordar um paciente, explica de que forma as doenças mentais podem estar relacionadas ao suicídio, os fatores psicossociais e dados atualizados sobre o tema. O material está disponível para visualização e download. Para acessar clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui