1º Festival Gastronômico Jaraguá abre Circuito Gastronômico Goiás 2018 nesta quinta-feira (19)

0
1º Festival Gastronômico Jaraguá - Circuito Gastronômico Goiás 2018
Nesta quinta-feira (19), acontece a abertura do Circuito Gastronômico Goiás 2018 com o 1º Festival Gastronômico Jaraguá. Criado em 2014 para unir e apoiar as festas da cozinha goiana, o Circuito proporcionou ao longo desses anos, o nascimento de deliciosos pratos, juntando nomes consagrados da culinária brasileira e internacional aos cozinheiros goianos.

Daqui até o final do ano, serão nove festivais. Três novas cidades passam a fazer parte do Circuito: Cavalcante – que passa a compor o roteiro gastronômico da Chapada dos Veadeiros, além de Corumbá de Goiás e Jaraguá, que integram o roteiro gastronômico da Região do Ouro.

As cidades se juntam a Alto Paraíso de Goiás, Caldas Novas, cidade de Goiás, São Miguel do Araguaia, Pirenópolis e Goiânia na tarefa de valorizar os ingredientes e os talentos culinários locais.

Em cada cidade é construída, especialmente para a festa, uma Vila Gastronômica, onde acontecem as oficinas; a Cozinha Show, em que os chefs fazem a demonstração dos pratos; e onde fica o palco das atrações musicais que dão um toque animado aos festivais.

A festa em Jaraguá, a 122 km de Goiânia vai ser na Praça da Igreja do Rosário, um espaço amplo, ao pé da Serra, que traduz o bucolismo, história, cultura, e a natureza exuberante da cidade no Vale do São Patrício.

Atrações

A abertura das atrações é com o Coral da Cidade, às 18h30 desta quinta-feira (19). A primeira aula-show é com o chef local Raphael Fonseca, às 19h45. Animam a festa, a Banda Santa Cecília, Débora di Sá, Banda Vértize e DJ Mucio. Na sexta-feira (20), os chefs Mirian Kelly, Tati Mendes, Will Carvalho e Rafael Barros mostram sua arte a partir das 14h30. André Molls, Fernanda Guedes e Cristina Guedes, além do DJ Mucio, se apresentam para alegrar o público do festival.

No sábado (21), também a partir das 14h30, os chefs Soraya Bastos, Floriana Kolling, Humberto Marra, Luhen Aquino e Carlos Tossi vão ensinar o preparo dos pratos. Marcus Biancardini e Claudia Vieira são os artistas convidados da noite. Também no sábado, uma novidade: a mini cozinha do Enchefs vai ser inaugurada em Jaraguá, sob a curadoria da chef Mariana Rodrigues. A ideia é levar a experiência culinária até as crianças, em aulas planejadas, em que a chef Bia Borges as ensina a pôr a mão na massa e a se divertir cozinhando.

O Circuito

A sustentabilidade é sempre a palavra de ordem do Circuito, que busca fortalecer o que há de mais genuíno em cada região e promover a troca de experiências entre os restaurantes e chefs locais com os chefs nacionais e internacionais trazidos para os festivais. Eles fizeram da gastronomia um diferencial para vários destinos turísticos de Goiás, atraindo ganhos culturais, sociais e econômicos.

Coordenado pela Goiás Turismo e realizado pelo Governo de Goiás, o Circuito Gastronômico profissionaliza a cadeia produtiva da gastronomia, e favorece trabalhadores, empresários e produtores da agricultura familiar. Os festivais incrementam a economia e geram empregos. Segundo a Secretaria estadual da Fazenda, a área de alimentos movimenta cerca de R$ 60 milhões anualmente.

O Circuito Gastronômico Goiás 2018 começa com o 1º Festival Gastronômico Jaraguá, de 19 a 21 de julho. Duas cidades sediam a festa em agosto: Corumbá de Goiás, de 10 a 12 e Pirenópolis, de 23 a 25.

Em setembro é a vez da cidade de Goiás, de 5 a 9; Alto Paraíso, de 20 a 22; Cavalcante, de 27 a 29; e São Jorge, nos dias 28 e 29 de setembro. O Festival Gastronômico Caldas Novas acontece de 11 a 13 de outubro. O de São Miguel do Araguaia está previsto para 14 a 16 de novembro.

Fechando o Circuito, temos o Festival Gastronômico Goiânia. Para coroar a festa da culinária goiana, a capital foi escolhida para receber este ano a Edição Ouro do Enchefs Nacional que, além de eleger um chef para levar o Prêmio Nacional Dólmã 2018, reúne todos os vencedores anteriores.

Por isso, o Encontro de Chefs do Brasil deste ano está sendo anunciado como um marco para a gastronomia brasileira. Os chefs goianos, honrados por Goiás ser anfitrião da premiação, declararam que o desafio é grande, mas que o estado está preparado para surpreender a todos na realização da premiação máxima da gastronomia brasileira.

SERVIÇO

1º Festival Gastronômico Jaraguá
Circuito Gastronômico Goiás 2018

Quando: 19 a 21 de julho (quinta-feira a sábado)
Horário: 18h30 (quinta-feira) e 14h30 (sexta-feira e sábado)
Onde: Praça da Igreja do Rosário, Jaraguá – Goiás

Foto: reprodução/internet.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui