Goiânia terá o primeiro festival dedicado exclusivamente ao hambúrguer

Festival Burger Time! será realizado entre os dias 23 de agosto e 15 de setembro, e vai contar com a participação de 40 estabelecimentos goianienses, entre pitdogs, bares, hamburguerias e restaurantes

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Foto: Pixabay

A partir desta sexta-feira (23) até o dia 15 de setembro, Goiânia vai sediar o Festival Burger Time!, o primeiro da capital a se dedicar exclusivamente ao hambúrguer. Um dos maiores ícones da cultura ocidental, a deliciosa iguaria de origem alemã, mas popularizada pelos norte-americanos, será a estrela do cardápio de 40 estabelecimentos goianienses, entre pitdogs, bares, hamburguerias e restaurantes.

Esses estabelecimentos deverão, obrigatoriamente, criar uma receita inédita de hambúrguer, que será avaliada por um júri técnico composto por chefs, críticos gastronômicos e fãs da iguaria que, ao final, vão eleger o melhor hambúrguer da cidade. Outro júri, este popular, também poderá votar no seu hambúrguer preferido, mas via hotsite.

Os jurados vão avaliar não apenas o hambúrguer, mas também quesitos como sabor, molho, apresentação, acompanhamento, atendimento e tempo de espera entre o pedido e a chegada do prato à mesa. O Festival Burger Time! Foi idealizado pelas produtoras de eventos Marcela Cunha e Cynnara Bretas, pela chef Patricia Garcia e pelo empresário e gastrônomo Mateus Suassuna. O lançamento será nesta segunda-feira (19), para a imprensa e influenciadores digitais.

“O objetivo do Burger Time! É fomentar e apoiar os estabelecimentos que vendem hambúrguer por meio da divulgação e da promoção desses locais”, explica Marcela Cunha. Para ela, o evento se justifica especialmente quando se analisam os números referentes ao crescimento desses estabelecimentos no Brasil.

Números

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2017 as franquias relativas a hamburguerias movimentaram R$ 700 milhões no Brasil, e só em São Paulo o crescimento desse mercado foi de 575% em uma década, aponta o Instituto Gastronomia. Ainda em relação ao mercado de hambúrgueres, dados da Euromonitor/Passport Consumer Foodservice dão conta de que no Brasil, a evolução do mercado de burger saltou de R$ 6 bilhões em 2011 para R$ 11 bilhões em 2016, e que o gasto per capita em hambúrgueres no País saltou de R$ 29 em 2011 para R$ 53 em 2016.

Hoje, as hamburguerias deixaram de ser vistas como lanchonetes de fast food que vendem sanduíches supérfluos. Atualmente, esses estabelecimentos oferecem verdadeiras refeições, comida de verdade que tem por trás de si, inclusive, profissionais como nutricionistas, que se ocupam de garantir o valor nutricional e a saudabilidade dos pratos. Isso prova que o hambúrguer é uma paixão mundial, que pode ser consumido no café da manhã nos lanches, durante as refeições e até de madrugada, naquele momento pós-balada.

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