Comida di Buteco 2022 será realizado de 8 de abril a 8 de maio em Goiás

Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, 49 botecos participam do concurso, que deve eleger o melhor boteco goiano. Todos os petiscos terão preço único de R$ 27

0
Comida di Buteco 2022, Comida di Buteco 2022 Goiás, Comida di Buteco Goiânia, Comida di Buteco Aparecida de Goiânia, Comida di Buteco
Bolinho de Burrata do Macambiras Bar, em Goiânia. Foto: Rogério Porto

O Comida di Buteco 2022 já tem data confirmada em Goiás. A edição deste ano será realizada de 8 de abril a 8 de maio em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Ao todo, 49 estabelecimentos vão disputar o título de melhor boteco do Estado.

Neste ano, o tema para elaboração dos pratos é livre e todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 27. O concurso mantém a tradição de ‘transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa’, promovendo a valorização da cultura de ‘buteco’, além de eleger também, desde 2016, o Melhor Boteco do Brasil.

Iniciado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco hoje cobre todo o País. São 21 circuitos espalhados por 12 estados e o Distrito Federal, envolvendo 40 cidades brasileiras. Em Goiás, o concurso está na 14ª edição, em 2022, e chega a 22ª edição nacional. Com 480 botecos participantes em 2021, o concurso ampliou a presença de estabelecimentos neste ano, chegando a 800 botecos de Norte a Sul do País.

Um dos motivos para essa ampliação é a busca pela retomada e o fortalecimento do segmento de bares e restaurantes, que está entre os que mais sofreram com a pandemia da Covid-19.

De acordo com a organização do Comida di Buteco, 30% dos botecos do concurso, em todo o Brasil, tiveram suas portas fechadas no período 2020 e 2021. “Mas o Comida di Buteco continua firme no seu propósito e buscou mais ‘butecos’ para fazer parte do concurso e valorizar estes pequenos negócios e empreendedores, mostrando seu trabalho e criatividade”, afirma Maria Eulália Araújo, sócia-fundadora do Comida di Buteco.

Mecânica de participação e premiação

O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, pois elege-se o ‘Melhor Buteco’ de cada circuito e não o melhor petisco. São escolhidos os vencedores e 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. Em 2021, por causa da pandemia da Covid-19, que impactou economicamente os estabelecimentos, não houve desclassificação de botecos.

Neste ano, na primeira etapa do concurso (abril a maio), em cada uma das cidades participantes, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade, avaliando a performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o ‘Melhor Buteco do Brasil’, que será conhecido e premiado em julho de 2022.

SERVIÇO

Concurso Comida di Buteco 2022

Quando: 8 de abril a 8 de maio
Onde: 49 botecos em Goiânia e Aparecida de Goiânia
Mais informações: www.comidadibuteco.com.br

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui