Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (7), em todo o Brasil

Meta é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos. Imunização ocorrerá em duas etapas

0
Campanha de Vacinação contra o Sarampo, Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, Sarampo, campanha, Vacinação
Foto: Pixabay

Começou nesta segunda-feira (7), a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo nos postos de saúde de todo o Brasil, com foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro.

Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

A meta é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos.

Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde irá disponibilizar R$ 206 milhões que serão destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pela pasta.

Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral.”

Goiás conta com mais de 900 postos de vacinação espalhados entre os 246 municípios. Nas duas fases, os postos vão funcionar das 8 às 17 horas, com o envolvimento de 1.800 pessoas.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu do Ministério da Saúde 80 mil doses da vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) para serem aplicadas na primeira fase da campanha, e as encaminhou às 18 Regionais de Saúde para distribuição às cidades do Estado.

Casos de sarampo

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana.

Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal. Os dados estão no novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado na última sexta-feira (4).

Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

Em Goiás, já foram notificados ao todo 127 casos suspeitos da doença em 37 municípios goianos. Destes, 70 foram descartados e 53 seguem em investigação. Quatro casos foram confirmados, sendo um em Alto Paraíso, um em Posse e dois em Goiânia.

Segundo dados da Gerência de Imunização da SES-GO, sete cidades goianas apresentam baixa cobertura vacinal para crianças de 1 ano de idade: Faina, Flores de Goiás, Itapirapuã, Novo Planalto, Pilar de Goiás, Santa Rita do Araguaia e Teresina de Goiás.

Outros 17 têm o mesmo quadro em pessoas de 1 ano a 49 anos: Adelândia, Amaralina, Anicuns, Baliza, Ceres, Cidade Ocidental, Gameleira de Goiás, Itapaci, Jaraguá, Mimoso de Goiás, Nova Glória, Padre Bernardo, Palmeiras de Goiás, Sanclerlândia, Santa Rita do Novo Destino, São João D’aliança e Uruana.

Em virtude do surto de sarampo no país e da importância da vacinação da faixa etária de 1 ano de idade, a Gerência de Imunização realizou o monitoramento dos faltosos por meio do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI Web). Esta iniciativa permitiu elaborar um quadro com os nomes das crianças ainda não vacinadas, que será encaminhado para os municípios com cobertura abaixo de 50% para realização da busca ativa.

ANOTE!

Primeira etapa
Período: 7 a 25 de outubro. Dia ‘D’ em 19 de outubro.
Público alvo: Crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias

Segunda etapa
Período: 18 a 30 de novembro. Dia ‘D’ em 30 de novembro
Público alvo: População de 20 a 29 anos de idade

WhatsApp Factual

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui