Testagem de antígeno da Covid-19 em Goiânia, nesta sexta-feira (6), será por agendamento

Interessados devem marcar o teste no site da SMS, disponível desde as 12 horas desta quinta-feira (25)

0
Testagem rápida de antígeno, Testagem de antígeno da Covid-19 em Goiânia, Testagem de antígeno da Covid-19, Testagem Covid-19 em Goiânia, Testagem Covid-19 Goiânia, Testagem de antígeno em Goiânia
Foto: divulgação/Secom Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta sexta-feira (26), das 8 às 15 horas, mais uma testagem de antígeno da Covid-19 em Goiânia. A ação acontece semanalmente em seis escolas da capital, apenas na modalidade pedestre. O acesso ao exame, como nas duas últimas semanas, exige agendamento pelo site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O link está disponível desde as 12 horas desta quinta-feira (25).

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

A testagem visa identificar assintomáticos para isolá-los e frear a propagação do vírus. Essa é a importância dos testes, especialmente em cenário no qual as taxas de ocupação dos leitos para tratamento beiram os 100%. O modelo por agendamento visa evitar as longas filas de espera, uma vez que atendimento é otimizado nos postos de coleta.

“Nas últimas semanas, percebemos que estamos conseguindo evitar aglomerações e oferecer mais comodidade para a população durante a testagem”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Grécia Carolina Pessoni.

Ela frisa que a testagem desta semana será realizada apenas nesta sexta-feira. Lembrando que, em razão da testagem, o atendimento para vacinação nas escolas fica suspenso na sexta-feira, mas segue nos demais postos disponibilizados.

Como agendar

Os interessados em realizar a testagem de antígeno da Covid-19 em Goiânia devem acessar este link ou o banner localizado no canto inferior do site da SMS.

O agendamento está disponível desde as 12 horas desta quinta-feira (25). É necessário informar CPF e endereço de e-mail, em seguida escolher a escola e o horário ao qual deseja o atendimento. O procedimento é feito por meio da coleta do material no nariz, por meio de swab, uma espécie de haste flexível. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos.

Quem apresentar sintomas, por sua vez, deve procurar uma das 42 unidades de saúde aptas para realizar o teste RT-PCR, que detecta o vírus em pessoas sintomáticas.

Balanço

Desde o início da testagem ampliada da população no dia 5 de agosto de 2020 até a última sexta-feira (19), foram realizados 137.609 testes de antígeno, sendo que 16.332 tiveram resultado positivo para a Covid-19, 11,9% do total.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui