Goiânia retoma aplicação da segunda dose da vacina em idosos a partir de 76 anos nesta segunda-feira (5)

Atendimento ocorre em 25 postos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde

0
aplicação da segunda dose da vacina em idosos a partir de 76 anos, idosos a partir de 72 anos, Goiânia vacina idosos a partir de 72 anos, vacina idosos a partir de 72 anos, vacinação de idosos a partir de 72 anos, vacinação de idosos a partir de 72 anos em Goiânia
Foto: divulgação/Secom Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue com a aplicação da segunda dose da vacina em idosos a partir de 76 anos nesta segunda-feira (5). No sábado (3), a capital recebeu 24 mil doses da vacina CoronaVac. O atendimento ocorre das 8 às 17 horas, em 21 pontos fixos e quatro pontos drive thru.

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

O atendimento para pedestres nos 21 pontos fixos (13 unidades de saúde, 7 escolas municipais e no Espaço Sinta-se Bem Unimed) obedece a agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.

O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, chama a atenção para a importância do agendamento. “O agendamento garante atendimento na hora marcada, ninguém precisa levantar de madrugada e ficar em fila  e ainda evita aglomeração, garantindo assim uma vacinação segura para todos”.

Os quatro pontos drive thru, por sua vez, atendem demanda espontânea, também na segunda-feira. Nas duas modalidades, o horário de atendimento é o mesmo, ou seja, das 8 às 17 horas. Os endereços de cada posto podem ser visualizados neste link.

Durval Pedroso também alerta para a importância da segunda dose, uma vez que o esquema vacinal completo amplia a resposta do sistema imunológico contra o vírus.

“Estudos científicos já demonstraram que a aplicação da segunda dose deixa as pessoas  completamente protegidas contra casos greves da doença, daí a importância de todos que estão no cronograma irem aos postos de vacinação”, conclui.

A secretária executiva da SMS, Luana Cássia Ribeiro, orienta quanto ao prazo prescrito no cartão de vacinação. “Cada laboratório contém seu aprazamento, essencial para a eficácia do imunizante. Por isso, o paciente precisa seguir o indicado em seu cartão de vacina, ou seja, a data correspondente à aplicação da dose reforço”, explica.

Para se vacinar o idoso precisa apresentar documentos pessoais com foto e comprovante de endereço de Goiânia. O cronograma para aplicação da segunda dose, tecnicamente chamada de D2, segue ao longo desta semana.

Balanço da vacinação em Goiânia (atualizado às 8h10 desta segunda-feira 5/4/21):

Primeira Dose

Trabalhadores da saúde: 52.925
Segurança e Salvamento: 1.402
Idosos de ILPIs: 809
Idosos acamados: 3.759
Demais idosos (acima de 65 anos): 122.668
Total de idosos: 127.236
Total Geral – 1ª dose: 181.563

Segunda Dose

Trabalhadores da saúde: 30.214
Idosos de ILPIs: 779
Idosos acamados: 2.627
Demais idosos (a partir de 76 anos): 25.122
Total de idosos: 28.528
Total Geral – 2ª dose: 58.742

Total Geral Vacinação Goiânia: 240.305

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui