Testagem rápida de antígeno em Goiânia será realizada nesta quinta-feira (15)

Interessados já podem fazer o agendamento pelo site da Secretaria Municipal de Saúde

0
Testagem rápida de antígeno, Testagem de antígeno da Covid-19 em Goiânia, Testagem de antígeno da Covid-19, Testagem Covid-19 em Goiânia, Testagem Covid-19 Goiânia, Testagem de antígeno em Goiânia
Foto: divulgação/Secom Goiânia

Na sequência das ações efetivas de enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura de Goiânia promove mais uma testagem rápida de antígeno. Nesta semana, os testes serão feitos na quinta-feira (15), por agendamento, por meio do link disponibilizado no site da Secretaria Municipal de Saúde desde as 12 horas desta quarta-feira (14).

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

A testagem tem por objetivo identificar assintomáticos para, a partir da orientação quanto ao isolamento, quebrar a corrente de transmissão. Consolidando-se como cidade inteligente e de inovação no uso da tecnologia em prol da saúde, a capital segue com o modelo de agendamento. O intuito é evitar aglomerações e longo tempo de espera nos locais de testagem.

O agendamento está disponível neste link ou pode ser feito por meio do banner localizado no canto inferior do site da SMS. O usuário precisa, apenas, inserir os dados solicitados e escolher entre as unidades que disponibilizam o atendimento.

Podem fazer o teste pessoas acima de 12 anos que não apresentem sintomas. Pessoas sintomáticas, por sua vez, devem procurar uma das 42 unidades de saúde aptas para realizar o teste RT-PCR. O resultado é liberado em até 24 horas e pode ser visualizado pela internet, conforme orientação das equipes coletoras.

Ações de testagem

Atualmente, são realizados 13.650 testes por semana, considerando os procedimentos feitos nas unidades de saúde e testagem ampliada. Semanalmente, são feitos 5.250 testes de antígeno, modalidade na qual o resultado sai em 20 minutos. O montante inclui tanto aqueles feitos nas unidades de saúde, para efeito de encaminhamento do paciente, quanto nas ações de testagem ampliada. Estas, desde 11 de março, são feitas por agendamento, evitando aglomerações durante a espera. O intuito é identificar pacientes assintomáticos, orientar quanto ao seu isolamento e, deste modo, frear a propagação do vírus. Somente neste ano, 36.622 testes foram aplicados nas testagens semanais ampliadas.

As unidades de saúde também efetuam os testes do tipo RT-PCR, que detectam o vírus em pessoas sintomáticas. O exame, com coleta de swab naso/orofaringe, tem resultado apresentado em até 24 horas e o paciente pode visualizá-lo pela internet. Em média, 8.400 testes desta modalidade são feitos em 42 unidades de saúde da capital. Lembrando que o teste é indicado para pacientes sintomáticos que procuram atendimento médico. Não há necessidade de agendamento.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui