Goiás recebe aval da Anvisa para importação da vacina Sputnik V

Informação foi divulgada pelo governador Ronaldo Caiado. Estado receberá 142 mil doses do imunizante russo

0
vacina Sputnik V, Goiás recebe aval da Anvisa para importação da vacina Sputnik V, importação da vacina Sputnik V, Sputnik V, Goiás vacina Sputnik V
Foto: divulgação/Sputnik V

O governador Ronaldo Caiado anunciou na noite desta terça-feira (15) em suas redes sociais que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aval para Goiás importar excepcionalmente a vacina Sputnik V, imunizante russo contra a Covid-19.

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

Segundo Caiado, o Estado irá adquirir 142 mil doses, que serão aplicadas em 71 mil goianos, o que equivale a 1% da população goiana. “Esse é o limite permitido pela agência para estados que pediram autorização. O importante é vacinar a nossa gente”, afirmou o governador.

A autorização foi decidida pela maioria da Diretoria Colegiada da Anvisa e vale, além de Goiás, para os Estados do Rio Grande do Norte (71 mil doses), Mato Grosso (71 mil doses), Rondônia (36 mil doses), Pará (174 mil doses), Amapá (17 mil doses) e Paraíba (81 mil doses).

Votaram a favor da importação da vacina Sputnik V os diretores Meiruze Sousa Freitas, Alex Machado Campos (Relator) e Rômison Rodrigues Mota. Cristiane Rose Jourdan Gomes, única a se posicionar de forma contrária, foi voto vencido. O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, está de férias e não votou.

A decisão favorável foi concedida mediante condicionantes e assinatura de termo de compromisso. Entre as obrigações, estão a utilização da vacina apenas na imunização de indivíduos adultos, maiores de 18 anos e menores de 60, além da não aplicação em gestantes, puérperas, lactantes e indivíduos com comorbidades, entre outras exigências.

Sputnik V

A Sputnik V é a primeira vacina registrada do mundo. Conforme informações divulgadas no site oficial, o imunizante já foi registrado em mais de 65 países.

Segundo informações disponíveis na página, a Sputnik V é uma das três vacinas no mundo com mais de 90% de eficácia. A eficácia da vacina de 91,6% foi calculada com base em dados de 19.866 voluntários que receberam a primeira e a segunda injeções da vacina Sputnik V ou placebo.

De acordo com a análise de dados de 3,8 milhões de pessoas vacinadas na Rússia, a Sputnik V demonstrou 97,6% de eficácia.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui