Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos: conheça o trabalho da Gibiteca Jorge Braga, em Goiânia

Pioneiro no gênero em Goiás e referência no Brasil, local conta com um acervo de seis mil gibis e 11 mil livros, disponíveis ao público

0
Gibiteca Jorge Braga, Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, Goiânia, Dia do Quadrinho Nacional, quadrinhos
Marcelo Borba, quadrinista. Fotos: divulgação

Anualmente, em 30 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos ou Dia do Quadrinho Nacional. A explicação para a escolha da data está no fato de ter sido nesse dia, no ano de 1869, que foi publicada a primeira história em quadrinho brasileira: ‘As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte’, de autoria do cartunista Angelo Agostini.

Desde então, celebra-se a ocasião com o objetivo de promover esse modelo de leitura que mistura elementos textuais e visuais, criando a sensação de sequenciamento das cenas.

O quadrinista Marcelo Borba é um apaixonado pelo gênero e destaca que 60% da visão que ele tem do mundo foi formada devido aos quadrinhos. Ele ressalta a importância de se comemorar a data. “O Quadrinho é a linguagem mais agradável que existe para o aprendizado das crianças. Ao contrário do que muitos pensam, que os quadrinhos só servem para a diversão, eles são na verdade cultura pura. Proporcionam conhecimento e hábitos de leitura já que o indivíduo se vicia lendo quadrinhos e, assim, passa a ter mais ânimo para ler um livro mais denso, o que será benéfico no desenvolvimento escolar, no círculo de amizades, entre outros aspectos”.

A Gibiteca Jorge Braga, unidade da Secretaria Estadual de Cultura, é pioneira em Goiás no gênero e referência no Brasil, oferecendo ao público mais de seis mil gibis e 11 mil livros, dentre eles, alguns raros, além de mesas, tapetes e almofadas para leitura. A Gibiteca atende crianças de escolas públicas e privadas, e propõe, com isto, resgatar o hábito de leitura de histórias em quadrinhos, estimulando tanto para crianças como para adultos.

A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas, com entrada gratuita.

SERVIÇO

Gibiteca Jorge Braga

Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro – Goiânia/GO

Telefone: (62) 3201-4640

Horário: Segunda a sexta-feira: Das 8 às 12h, e das 13 às 17h

E-mail: gibitecajorgebraga.cultura@goias.gov.br

Redes Sociais: @gibitecajorgebraga

WhatsApp Factual

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui