Graphic novel 'Cidade de Sangue' será lançada neste sábado em Goiânia

0
Cidade de Sangue
Inquietação. Acredito que este seja o termo mais adequado para definir Márcio Paixão Junior desde que o conheci, há cerca de três anos. É para justificar tal referenciação que me permito escrever em primeira pessoa. Durante todo este período, não foram poucas suas incursões em diversas frentes artísticas, sejam elas musicais, audiovisuais ou quadrinísticas que presenciei. Esta última – por sinal – acaba de ‘dar a luz’ a mais uma das ‘crias’ de Márcio Jr. – a saber, a graphic novel ambientada em Goiânia, Cidade de Sangue, uma dramática trama policial fruto de parceria com o lendário quadrinista Julio Shimamoto.
A obra será lançada oficialmente neste sábado (30), a partir das 18h, na Mandrake Comic Shop, em Goiânia, com bate-papo, sessão de autógrafos e cerveja gelada. A capital, por sinal, é o cenário onde tudo acontece em Cidade de Sangue. O trabalho já teve pré-estreia durante a segunda edição do Festival Internacional de Animação Lanterna Mágica. Em seguida, partiu em turnê de lançamento que passou por Fortaleza (CE), pelo Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ 2018) e Brasília (DF).
Cidade de Sangue
Sobrecapa de Cidade de Sangue. Foto: divulgação.
Roteirizado por Márcio Jr. a partir de argumento de Márcia Deretti, Cidade de Sangue é marcado pelos traços fortes e viscerais do paulista Julio Shimamoto que, aos 79 anos, esbanja expressão, personalidade e terror – elementos que caracterizam a estética das mais de cinco décadas dedicadas aos desenhos – experiência que faz de Shima, um dos nomes mais importantes da história dos quadrinhos no Brasil – e obviamente, se reflete na linguagem noir do novo trabalho.
O experimentalismo tem seu lugar em Cidade de Sangue. Para os desenhos, Shima utilizou ferro de solda sobre papel de fax na criação de todas as páginas. A luxuosa edição, financiada por meio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás possui formato 21 x 30 cm e 152 páginas impressas nas cores preto e vermelho, aplicadas por Tiago Holsi, autor de Entardecer dos Mortos (2015), que completa o time e dá o colorido da obra.
Cidade de Sangue
Detalhe da colorização em preto e vermelho de Cidade de Sangue. Foto: divulgação.
O novo trabalho marca ainda o início da MMarte Produções como editora de quadrinhos. Formada pelo casal Márcio Jr. & Márcia Deretti, a MMarte é mais conhecida por sua atuação no mercado audiovisual – seja em projetos de formação como a Escola Goiana de Desenho Animado; em festivais como a TRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico e o Dia Internacional da Animação de Goiás; e como produtora de animações autorais como O Ogro, Faroeste: um autêntico western e Rascunho da Bíblia.

Sinopse

Cidade de Sangue é uma trama policial ambientada em Goiânia. Carlão, o personagem principal, é repórter do caderno de polícia de um grande jornal há anos e não suporta mais o contato cotidiano com a violência. Amargurado, atravessa uma séria crise em seu casamento. Surge então Paula, a nova fotógrafa do caderno, e os dois acabam dando início a uma tórrida e mórbida paixão, inflamada justamente pelas cenas de crime e violência que os cercam. Por ironia do destino, Carlão torna-se o principal suspeito de um dos crimes que cobria para o jornal, naufragando em uma espiral de decadência.
O livro custa R$ 40. Interessados podem adquirir a obra entrando em contato pelo e-mail: marciomechanics@hotmail.com.

Os autores
Júlio Shimamoto - Cidade de Sangue
Julio Shimamoto. Foto: Márcia Yumi.
Julio Shimamoto é uma lenda dos quadrinhos brasileiros.Com mais de cinco décadas de atuação, conquistou os principais prêmios da área – como HQMix, Ângelo Agostini e FIQ. Segundo o pesquisador britânico Paul Gravett, é autor do primeiro mangá produzido no ocidente. Sua obra, caracterizada por constante experimentação gráfica, transita pelos mais diversos gêneros, do terror ao erótico. Cidade de Sangue foi inteiramente desenhada com ferro de solda sobre papel térmico.
Márcio Jr. - Cidade de Sangue
Márcio Jr. Foto: Márcia Deretti.
Márcio Jr. foi sócio-fundador da Monstro Discos, MMarte Produções e Escola Goiana de Desenho Animado. Criou o Goiânia Noise Festival e a TRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico. Produziu O Ogro e Faroeste: um autêntico western, entre outras animações. Editou as revistas Into, Voodoo! e Macaco. É autor dos livros COMICZZZT!: Rock e quadrinhos (2015) e 50 (2017). Produtor cultural e Mestre em Comunicação pela UnB, é também vocalista da banda Mechanics – que, ao lado do quadrinista Fabio Zimbres, realizou o projeto do disco/HQ Música para Antropomorfos (2007). Cidade de Sangue é sua primeira graphic novel.
Cidade de Sangue

SERVIÇO

Lançamento da HQ: Cidade de Sangue
Quando: sábado, 30 de junho de 2018
Horário: a partir das 18h
Onde: Mandrake Comic Shop – Av. T-3, n. 2673, Galeria Pátio do Lago (em frente ao Parque Vaca Brava) – Loja – 34 – St. Bueno, Goiânia – GO
Valor do livro: R$ 40
Entrada gratuita
Fotos: divulgação.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui