Lançamento de HQs 'Ecos Humanos' e 'Cartografias do Inconsciente' é atração cultural neste sábado em Goiânia

0
Lançamento duplo: Ecos Humanos e Cartografias do Inconsciente
Com uma imersão cada vez maior no universo dos quadrinhos, Goiânia cresce continuamente neste cenário e afirma tais obras enquanto linguagem crítica e narrativa – coisa de gente grande. Muito além daquela estigmatização boba que rola por aí: dizer que histórias em quadrinhos é “coisa de criança”. Não que não seja. Pelo contrário! O público é amplo.
Neste sábado (21), o catálogo goianiense ganha dois novos títulos. São eles: Ecos Humanos, graphic novel produzida pelo quadrinista, professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) e pós-doutor em arte e tecnociência Edgar Franco (Ciberpajé), juntamente com o artista Eder Santos e Cartografias do Inconsciente, que, mais que um álbum em quadrinhos, trata-se de uma tese de doutorado desenvolvida por Matheus Moura, sob orientação de Ciberpajé, com a participação de oito artistas convidados. O lançamento duplo acontece a partir das 18h, na Mandrake Comic Shop.
Veja a ficha técnica dos lançamentos a seguir:

Ecos Humanos

O quadrinista Ciberpajé (Edgar Franco) uniu-se ao emergente artista Eder Santos para criarem o álbum Ecos Humanos. O Ciberpajé é pós-doutor em arte e tecnociência, conhecido como um dos pioneiros brasileiros do gênero poético-filosófico de quadrinhos e também por suas criações como artista transmídia, ambientadas no universo ficcional da “Aurora Pós-humana” – com destaque para o álbum em quadrinhos BioCyberDrama Saga, parceria com o lendário Mozart Couto. Ecos Humanos é também ambientado no contexto da “Aurora Pós-humana”, e apresenta uma história fechada, dessa vez em um período que pode ser chamado de “Crepúsculo Pós-humano”. O álbum de 72 páginas traz uma narrativa completamente muda estruturada em dois personagens transgênicos híbridos de humano e lobo guará. A história apresenta-nos um retorno à cultura arcaica de seres em pleno ocaso pós-humano. As tensões entre imanência e transcendência, segurança e êxtase, estruturam a narrativa visual sem palavras, configurando-se como um convite à reconexão cósmica. A arte densa, fluida e cheia de movimento de Eder Santos gera uma sinergia profunda com o roteiro poético e onírico do Ciberpajé. O álbum, com lombada quadrada, orelhas e miolo em papel couché, é uma publicação da editora mineira Reverso – que tem dedicado-se à publicações de quadrinhos poético-filosóficos, experimentais e vanguardistas
Ecos Humanos
ECOS HUMANOS
Ciberpajé (Roteiro), Eder Santos (Desenhos)
Editora Reverso, MG, 2018
72pg, 28x21cm
R$ 30

Ciberpajé - Ecos Humanos
O quadrinista Ciberpajé (Edgar Franco), autor de Ecos Humanos. Foto: reprodução/Facebook.
Cartografias do Inconsciente

Cartografias do Inconsciente é resultado de uma tese de doutorado pioneira no Brasil sobre processos criativos de quadrinhos visionários inspirados em ENOC – estados não ordinários de consciência. O álbum reúne 18 histórias distribuídas em 88 páginas, desenvolvidas por oito artistas, tendo como pressuposto criativo a busca por registrar as visões e experiências utilizando a ingestão da ayahuasca, a técnica da respiração holotrópica e os sonhos lúcidos. A produção é o resultado poético da singular pesquisa de doutorado de Matheus Moura, sob orientação do prof. Dr. Edgar Franco (Ciberpajé), realizada no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual FAV-UFG. Além de Moura e Franco, os outros artistas participantes da obra foram: Laudo, Vinicius Posteraro, Guilherme Silveira, Angelo Ron, Décio Ramirez e Paula Mastroberti.
Cartografias do Inconsciente
CARTOGRAFIAS DO INCONSCIENTE
Formato: 22x 29 cm
Miolo: couchê 115mg
Páginas: 88, sendo 16 coloridas.
R$ 25

Matheus Moura - Cartografias do Inconsciente
Matheus Moura, autor de Cartografias do Inconsciente. Foto: reprodução/Facebook.
SERVIÇO

Lançamento duplo: Ecos Humanos e Cartografias do Inconsciente
Quando: sábado, 21 de julho
Horário: a partir das 18h
Onde: Mandrake Comic Shop – Av. T-3, n. 2673, Galeria Pátio do Lago (em frente ao Parque Vaca Brava) – Loja – 34 – St. Bueno, Goiânia – GO
Entrada gratuita
Fotos: divulgação.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui