O Festival Conexão Mulheres do Brasil chega à sua segunda edição neste fim de semana. A partir desta sexta-feira (26) até domingo (28), o evento, que será transmitido no YouTube, vai reunir mulheres fortes e influentes do cenário musical brasileiro, em um encontro especial de música de qualidade e celebração do feminino.
Idealizado pela diretora e Produtora Cultural Denise Prado, o festival contará com as famosas e premiadas cantoras Sylvia Patrícia, Laura Finocchiaro e Nila Branco, cada uma de uma região do Brasil, com suas vivências, experiências, estilo e carreiras, se encontram, e se conectam através de uma grande característica em comum: o amor pela música.
E foi a celebração da Música, em diversas nuances e tons, que levou à criação do Projeto Conexão Mulheres do Brasil. O Sul, o Nordeste e o Centro Oeste se encontram no palco para um desfile de suas inspirações e estilos e, é claro, a Conexão que todas tem com São Paulo, que desde o início de suas carreiras recebeu-as de braços e coração abertos.
As cantoras
Laura Finocchiaro é gaúcha e foi pioneira com a música eletrônica, nos anos 1980, em São Paulo. A cantora se apresentava na lendária casa Madame Satã e compôs a música da quinta Parada Gay de SP, além de cuidar das trilhas musicais do SBT e TV Record.
Nila Branco, a mineira, goiana e paulistana figura entre os nomes que aparecem em um time de grandes cantoras da música brasileira. Em 1998, lançou seu primeiro CD, inaugurando a era da música pop no estado de Goiás. Sua música ‘Diversão’ foi incluída na trilha sonora da novela ‘Desejos de Mulher’ em 2001, e se tornou uma das 10 mais executadas nas rádios de todo o país.
Sylvia Patrícia é baiana e do Mundo. Morou em São Paulo nos anos 1980 onde se diplomou bacharel em Canto. Seu primeiro álbum venceu o Prêmio Sharp de Música (Prêmio da Música Brasileira Ano III), como revelação Pop-Rock e emplacou o hit ‘Marca de Amor Não Sai’. Iniciou a carreira internacional em 2004 e tem músicas em mais de 70 coletâneas e álbuns lançados na Europa e Japão.
Convidadas especiais
Além das cantoras, o Festival Conexão Mulheres do Brasil – 2ª edição contará com sete convidadas especiais: Tizuka Yamazaki, Karem Sartorato, Lucia Santos, Cida Mendes, Fafy Siqueira, Marlene Querubin e Beth Beli.
Tizuka Yamazaki, gaúcha de 71 anos, de origem japonesa, é produtora, roteirista e considerada uma das maiores cineastas brasileiras.
Karem Sartorato é educadora, atuante há 26 anos na área da educação e na produção de eventos. Ligada as artes, mais especificamente música e desenho.
Lucia Santos é poeta e letrista, autora de cinco livros de poesia, participante de várias coletâneas e integrante do Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, além de irmã do cantor Zeca Baleiro.
A mineira Cida Mendes é atriz e comediante, famosa por sua personagem Concessa, criada por ela, que é uma ‘filósofa caipira’.
Fafy Siqueira é atriz, humorista, imitadora, cantora, compositora e produtora brasileira. Conhecida do grande público pela sua versatilidade na atuação em diferentes áreas, como teatro, cinema e televisão e por personagens marcantes de comédia em diversos programas humorísticos.
Marlene Querubin é compositora, artista plástica, escritora e circense. É a única mulher brasileira, não nascida em circo, a montar e dirigir há mais de trinta e cinco anos o Circo Spacial, um dos maiores do Brasil.
Beth Beli é percussionista, cantora, arte educadora, regente e mestra de bateria. É também diretora, regente e presidente do Bloco Ilú Obá De Min – Educação, Arte e Cultura Negra.
Sobre o Festival
O Festival Conexão Mulheres do Brasil – 2ª Edição nasceu da necessidade de destacar a musicalidade das vozes femininas do Brasil, já que o espaço para a composição feminina é limitado e, dar mais voz e destaque para as compositoras incríveis do país é muito necessário. É a realização de um sonho com apresentações de cantoras de São Paulo, do interior e de outras regiões do país, como forma de interação e celebração da temática feminina, de sororidade, parceria e integração, mostrando que a cena da música independente brasileira, tem como inspiração as Grandes Divas do cenário da MPB, do samba e do pop do Brasil.
SERVIÇO
Festival Conexão Mulheres do Brasil – 2ª edição
Quando: 26, 27 e 28 de março (sexta-feira, sábado e domingo)
Horários: 26 e 27 de março, 21h | 28 de março – 19h
Onde assistir: transmissão pelo YouTube
Redes sociais: Facebook e Instagram
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.