Mundo Particular: goianos lançam clipe musical para celebrar o Dia Mundial do Autismo

Musicoterapeuta Kelly Tobias e Maurício Garcêz divulgam canção que visa conscientizar sociedade sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

0
Mundo Particular, Kelly Tobias, Maurício Garcêz, clipe musical, Autismo
Musicoterapeuta Kelly Tobias e Maurício Garcêz. Foto: Sandra Andrade

Para divulgar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, a musicoterapeuta goiana Kelly Tobias e seu paciente, Maurício Garcêz, de 32 anos, lançaram, na noite desta quarta-feira (31), o clipe da música Mundo Particular. O trabalho está disponível nas plataformas de streaming de audio Deezer e Spotify, e também no canal do YouTube Diário de Maurício Garcêz.

Composta pela mãe do jovem adulto, a servidora pública aposentada Sandra Andrade, e por Kelly, a canção retrata, de um jeito alegre, o comportamento de uma pessoa que tem o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Apesar de serem baseados nas características pessoais de Maurício, que se situa num grau leve, os versos acabam por englobar um pouco da rotina e das sensações dos indivíduos com TEA.

“A ideia é ajudar na conscientização da causa autista, desmistificar o entendimento de que eles não gostam de se relacionar. Na verdade, assim como nós, precisam ser acolhidos e aceitos”, pontua Kelly Tobias. “As famílias [que têm integrantes com TEA] necessitam de um refrigério; a luta é exaustiva. Uma dose de leveza sempre é bem-vinda”, complementa Sandra.

Progresso

Com 32 anos, Maurício começou a fazer musicoterapia há sete e os benefícios colhidos pelo rapaz já são visíveis. “Quando canta, ele consegue estar à frente de muitas pessoas, sair do seu mundo e interagir com o outro, o que, normalmente, tem dificuldade”, explica Kelly, não antes sem mencionar a principal conquista do paciente. “Com a música, Maurício se mostra feliz; seus olhos brilham”, descreve.

A profissional, que tem bacharelado em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), licenciatura em Canto Lírico pela mesma instituição e é a fundadora do Instituto de Vida Sonora (IVS), aponta como a música é uma ferramenta valiosa para as pessoas com TEA. “Ela facilita e apoia o desejo do autista de se comunicar. Além disso, aumenta os comportamentos sociais adequados, verbalizações, gestos, compreensão, atos comunicativos e engajamento com as outras pessoas, e diminui as estereotipias [termo médico utilizado para descrever ações repetitivas ou ritualísticas do movimento, postura ou fala]”, lista.

Para a mãe do jovem, a mensuração dos resultados extrapola o campo científico. “O avô do Maurício, que cantava, faleceu muito cedo; meu filho não chegou a conhecê-lo. Em todas as apresentações, eu me emociono muito; é como se um bálsamo dos céus caísse sobre mim”, relata Sandra. “E quando ele canta, como já aconteceu, para até 700 pessoas, a emoção chega ao limite da gratidão. É maravilhoso”, sustenta ela, que tem mais um motivo para comemorar: o filho, diagnosticado tardiamente, apenas aos 23 anos, está no rol da seleta parcela da população brasileira que tem a oportunidade de chegar ao ensino superior: atualmente, Maurício cursa Física na UFG.

Números

De acordo com os dados mais recentes do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) – o Centro de Controle de Doenças e Prevenção do governo dos Estados Unidos -, a prevalência de autismo é de 1 para cada 54 indivíduos. Os números são de março de 2020 e representam um aumento de 10% em relação ao índice anterior, de 2014, que era de 1 para 59.

O estudo, divulgado a cada dois anos, ainda aponta que continua a proporção de quatro meninos autistas para cada menina diagnosticada. O levantamento foi realizado em 11 Estados norte-americanos, em 2016, com crianças de 8 anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas. No Brasil, a despeito da inexistência de estudos científicos mais globais e densos, a estimativa é de que existam cerca de 2 milhões de pessoas com TEA.

O autismo, cujo nome técnico oficial é Transtorno do Espectro do Autismo, é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos).

Assista ao clipe da música Mundo Particular a seguir:

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui