Pelo segundo ano consecutivo, Procissão do Fogaréu é cancelada na Cidade de Goiás

Tradição há 276 anos, celebração religiosa e cultural teve de passar por adaptações por causa da pandemia de Covid-19 e terá transmissão pela internet da edição de 2013

0
Procissão do Fogaréu, Procissão do Fogaréu é cancelada, Procissão do Fogaréu está cancelada na cidade de Goiás, Procissão do Fogaréu é cancelada na Cidade de Goiás, Procissão do Fogaréu Cidade de Goiás
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A tradicional Procissão do Fogaréu está cancelada na cidade de Goiás pelo segundo ano consecutivo, devido às medidas adotadas para impedir a disseminação da Covid-19. Com 276 anos de história, a encenação sobre a ressurreição de Cristo é intrínseca à cultura e à religiosidade dos habitantes da primeira capital goiana e ocorre todos os anos, desde 1745.

Conforme a tradição, 40 homens descalços, vestidos com túnicas, denominados Farricocos, percorrem as ruas históricas da cidade, representando os soldados romanos que prenderam Jesus e refazendo os últimos passos de Cristo antes da crucificação.

No entanto, para que a data não passe em branco neste ano, as tradições e os rituais poderão ser acompanhados pela internet. A Prefeitura de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Diocese de Goiás, Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, Coral Solo, Câmara de Vereadores e o cineasta Pedro Diniz, retransmitirá vídeos referentes as celebrações religiosas e culturais realizadas e captadas em 2013 na cidade, dentro da programação Semana Santa Virtual 2021.

Em nota, a prefeitura afirmou: “Neste sentido, quando o Brasil enfrenta o pior momento da pandemia, onde somente medidas de isolamento, além de vacinação, são fundamentais para atenuar o cenário, as orações serão fundamentais para acalentar tanto sofrimento vivido pelos brasileiros e brasileiras”.

A programação Semana Santa Virtual 2021 já começou. Confira a seguir:

  • 28 de março (domingo): 18h30 – Procissão de Ramos;
  • 31 de março (quarta-feira): 20h – Encenação Via Sacra; 23h59h – Procissão do Fogaréu;
  • 2 de abril (sexta-feira): 10h – Canto do Perdão Masculino; 18h – Canto do Perdão Feminino; 20h – Descendimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto;
  • 2 de abril (domingo): 19h – Procissão da Ressurreição.

Acompanhe a retransmissão da Procissão do Fogaréu nas redes sociais:

Facebook: prefeituradegoias
Instagram: @prefeituradegoias
YouTube: prefeituradegoias

Produção, Edição, Captação e Direção: Pedro Diniz
Foto cartaz: Cineasta e fotógrafo Lázaro Ribeiro

Procissão do Fogaréu

Introduzida em Goiás pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos, em meados do século XVIII, a Procissão do Fogaréu encena a prisão de Jesus Cristo. Tem início à meia noite da quarta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade. Os penitentes, vestidos em indumentária especial e representando soldados romanos, seguem para a escadaria da Igreja do Rosário, onde encontram a mesa da última ceia já dispersa. Em seguida, avançam na direção da Igreja de São Francisco de Paula, que simboliza o Jardim das Oliveiras, onde se dará a prisão de Cristo, que é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces, obra do artista plástico oitocentista Veiga Valle.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui