19ª Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira (17) com programação virtual em Goiás

Palestra, exposição, videocast, sarau e lives estão entre as atividades gratuitas que seguem até o dia 23 de maio

0
19ª Semana Nacional de Museus, Semana Nacional de Museus, 19ª Semana Nacional de Museus Goiás, programação virtual, Semana Nacional de Museus Goiás
Museu Pedro Ludovico, em Goiânia. Foto: Vinicius Martins/Revista Factual

Começa nesta segunda-feira (17) e segue até o dia 23 de maio a 19ª Semana Nacional de Museus. E para celebrar a data, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), preparou uma ampla programação gratuita nas unidades da Secult Goiás, de Goiânia e também do interior do Estado.

Este ano, todas as atrações serão disponibilizadas em ambiente virtual pelas redes sociais da secretaria, devido à pandemia de Covid-19. Entre as atividades oferecidas ao público estão palestras, exposição, sarau musical, videocast e lives coordenadas pela Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico (Supha), da Secult.

Em Goiânia, participam do roteiro os museus da Imagem e do Som (MIS), Zoroastro Artiaga e Pedro Ludovico, além do Arquivo Histórico Estadual. Na cidade de Goiás, haverá programação no Palácio Conde dos Arcos, e também, em Pires do Rio, no Museu Ferroviário do município.

A 19ª Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, em parceria com as instituições museológicas de todo país. A iniciativa traz nesta edição o tema: ‘O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar’.

Confira a programação da 19ª Semana Nacional de Museus em Goiás:

Gerência de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico/Supha/Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga

17 a 21/5/2021 – Exposição: ‘Rememorar os museus estaduais’. Exposição conjunta dos museus da Supha proposta pelo MUZA, com o objetivo promover o diálogo entre as instituições e a divulgação através de fotografias, dos seus acervos e atividades.

Local: YouTube e Instagram Secult-GO e Instagram do MUZA, MIS, MPL, MUFEPIR, Palácio Conde dos Arcos, Arquivo Histórico Estadual.

Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga

20/5/2021 – Videocast. ‘O futuro dos museus e suas transformações no Pós-Covid’. Palestrante: Dr. Glauber Lima. Prof. Museologia / UFG.

Museu da Imagem e do Som de Goiás

18/5/2021 – Videocast. ‘A importância dos Acervos Fotográficos para o trabalho dos artistas contemporâneos’. Palestrante: Dra. Rosana Horio Monteiro. FAV/UFG.

Local: YouTube e Instagram Secult-GO e Instagram MIS-GO

19/5/2021 – Videocast. ‘Garimpo de sons’. Palestrante: Carlos de Andrade. Engenheiro de áudio/ Produtora Visom Digital – RJ.

Local: YouTube e Instagram Secult-GO e Instagram MIS-GO

Museu Pedro Ludovico

20/5/2021 – Live. ‘Comunicando o futuro dos museus’. Palestrantes: Paula Falcão. Jornalista do site Aproveite a Cidade. Bárbara Yanara. Museóloga. Mediação: Pedro Henrique Campos, coord. Museu Pedro Ludovico.

Local: YouTube e Instagram Secult-GO e Instagram MPL

Arquivo Histórico Estadual

21/5/2021 – ‘O futuro dos arquivos e museus: a importância da gestão e preservação dos acervos históricos’. Palestrante: Wilson Vieira Júnior. Historiador/ Dr. em Arquitetura e Urbanismo – UnB.

Local: YouTube e Instagram Secult-GO e Instagram do Arquivo Histórico

Museu Ferroviário de Pires do Rio

22/5/2021 – Videocast. ‘Os museus e as imagens do futuro’. O evento propõe pensar o futuro dos museus a partir do seu espaço de experiência construído no presente-passado. Palestrante: Priscila Nascimento Marcelino. Historiadora.

Local: YouTube e Instagram Secult-GO e Instagram do Museu Ferroviário de Pires do Rio

Palácio Conde dos Arcos

23/5/2021 – Sarau com apresentação de música Vilaboense nas dependências do Palácio Conde dos Arcos. A apresentação será gravada cumprindo todos os protocolos de segurança. A veiculação ocorrerá através das redes sociais da instituição/ Secult-GO.

Local: YouTube e Instagram Secult-GO e Instagram do Palácio Conde dos Arcos.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui