Orquestra Sinfônica promove concerto no Teatro Goiânia em homenagem ao Dia das Mulheres

Formada por 20 mulheres, Orquestra Feminina de Goiânia fará apresentação gratuita com obras de Vivaldi, Ponchielli e Chiquinha Gonzaga

0
Orquestra Sinfônica, Teatro Goiânia, Dia das Mulheres, Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Feminina de Goiânia, 79 anos do Batismo Cultural de Goiânia, Batismo Cultural de Goiânia, Orquestra Sinfônica, Live com Orquestra Sinfônica, live Batismo Cultural de Goiânia
Teatro Goiânia. Foto: divulgação/Secult Goiás

O Teatro Goiânia recebe nesta terça-feira (8), às 20 horas, uma apresentação especial em homenagem ao Dia das Mulheres. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Orquestra Sinfônica de Goiânia, o espetáculo levará ao palco o concerto de uma Orquestra de Cordas composta exclusivamente por mulheres, executando um programa com obras de Vivaldi, Ponchielli e Chiquinha Gonzaga. A iniciativa tem apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás).

Com cerca de 20 mulheres, a Orquestra Feminina de Goiânia é formada por musicistas da Orquestra Sinfônica e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. O concerto terá regência da maestrina Raimora Karielly, que é violoncelista e fará sua estreia na direção de uma orquestra. Como solistas, participarão a flautista Sara Lima, a pianista Dalila Kaismer e as cantoras Anne Clarenci e Pâmela Calaço, que se revezarão frente à orquestra, mostrando o potencial e a força das mulheres no campo da música de concerto em Goiânia.

O destaque da programação são as obras de Chiquinha Gonzaga (1847-1935), compositora, instrumentista e maestrina brasileira. De origem afro, foi a primeira pianista do gênero ‘choro’, autora da primeira marcha carnavalesca e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. A proposta é mostrar a crescente força das mulheres na música de concerto, em especial nas orquestras, um universo historicamente quase que exclusivamente masculino.

Cada dia mais as mulheres têm ocupado espaço na música de concerto ao redor do mundo, inclusive em postos de liderança como maestrinas. Goiânia foi pioneira ao formar a primeira Orquestra Sinfônica Feminina, que funcionou entre 1959 e 1961, por iniciativa da pianista Belkiss Spencière. Com grande êxito a orquestra fez várias apresentações na capital e uma apresentação em praça pública em Belo Horizonte, na presença do então presidente Juscelino Kubitschek. Foi a primeira iniciativa no gênero no Brasil e a segunda no mundo, sendo destaque em revistas e jornais brasileiros e em alguns países da Europa.

O concerto no Teatro Goiânia será realizado com acesso limitado do público, condicionado aos protocolos sanitários vigentes, além das orientações próprias adotadas pela direção do espaço. Será admitida a entrada gratuita de até 430 pessoas, o Teatro abrirá às 19h15 e a admissão será por ordem de chegada. Não é necessário retirar os ingressos antecipadamente.

SERVIÇO

Concerto da Orquestra Sinfônica de Goiânia em homenagem ao Dia das Mulheres

Quando: terça-feira, 8 de março de 2022
Horário: 20h
Onde: Teatro Goiânia
Endereço: Rua 23, 252 – Setor Central, Goiânia/GO
Entrada gratuita

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui