Goianão 2019 começa neste fim de semana; confira jogos de abertura e tabela de grupos

Primeira rodada terá seis partidas, sendo uma no sábado (19) e cinco no domingo (20)

0
Goianão 2019, Campeonato Goiano 2019, futebol goiano, tabela de grupos, jogos
Arte: Vinicius Martins/Revista Factual.

O ano começa para valer em âmbito esportivo regional neste fim de semana em Goiás. Maior torneio futebolístico do Estado, o Campeonato Goiano 2019 terá seu pontapé inicial neste sábado (19), com a partida disputada entre Vila Nova e Aparecidense, a partir das 17 horas, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Neste ano, o Goianão vai contar novamente com os quatro times da capital – Goiás, Vila Nova, Atlético Goianiense e Goiânia – na briga pelo título. Isto porque o Goiânia conseguiu voltar à elite do futebol goiano após ficar por 11 anos na Divisão de Acesso, para a qual foi rebaixado em 2007.

De acordo com o calendário divulgado pela Federação Goiana de Futebol (FGF), o Campeonato Goiano vai até o dia 21 de abril, quando será conhecido o campeão de 2019. Ao todo, serão realizadas 86 partidas, sendo 72 na 1ª Fase, 36 em cada um dos dois turnos da mesma, 8 nas Quartas de Final, quatro nas semifinais e duas na Final.

A rodada de abertura do campeonato terá seis jogos, um no sábado (19) e cinco no domingo (20).

Confira os confrontos que abrem a competição e a tabela de grupos do Goianão 2019:

Sábado – 19/1

Vila Nova x Aparecidense
Horário: 17h
Onde: Estádio Serra Dourada – Goiânia

Domingo – 20/1

Atlético x Goianésia
Horário: 10h
Onde: Estádio Antônio Accioly – Goiânia

Iporá x Itumbiara
Horário: 16h30
Onde: Estádio Francisco José Ferreira (Ferreirão) – Iporá

Novo Horizonte x Crac
Horário: 16h30
Onde: Estádio Durval Ferreira Franco – Ipameri

Grêmio Anápolis x Anapolina
Horário: 17h
Onde: Estádio Jonas Duarte – Anápolis

Goiânia x Goiás
Horário: 17h
Onde: Estádio Serra Dourada – Goiânia

TABELA DE GRUPOS
GRUPO A GRUPO B
Goiás Vila Nova
Aparecidense Atlético
Crac Novo Horizonte
Anapolina Grêmio Anápolis
Goianésia Iporá
Itumbiara Goiânia

Sistema de disputa

A fórmula de disputa aprovada por unanimidade, quanto ao seu esqueleto, é a seguinte: as 12 equipes foram divididas em dois grupos de seis times cada, formados por sorteio dirigido a partir de seis duplas regionalizadas na medida do possível, observado também os aspectos técnico e de tradição, sorteadas, ficando cada dupla em cada um dos dois grupos.

Os jogos acontecem grupo contra grupo, em turno e returno, na 1ª Fase, totalizando 12 partidas para cada time, seis em casa e seis fora de casa, contagem corrida de pontos ganhos, classificando-se os oito primeiros colocados, independente de grupo, para as Quartas de Final, daí conhecendo-se os quatro semifinalistas e os dois finalistas que decidem o título de campeão do Goianão 2019 enquanto os dois últimos colocados, também independente de grupo, são automaticamente rebaixados para a Divisão de Acesso em 2020.

Os confrontos nas Quartas de Final serão assim: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, de acordo com a classificação geral da 1ª Fase ao passo que nas semifinais, 1º x 4º e 2º x 3º, abrangendo a pontuação da 1ª Fase + Quartas de Final.

A partir das Quartas de Final, os melhores colocados na somatória geral dos pontos em toda a competição, fazem o jogo de volta como mandantes, e, a exemplo das três últimas edições do Goianão, empate em pontos e gols provoca decisão por pênaltis.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui