Está sabendo? Secretaria de Direitos Humanos promove evento no Dia Mundial de Combate à Aids

0
combateaaids

Tema da ação é Juventude esperta é juventude prevenida, que ocorrerá das 9h às 15h, na unidade Castelinho, localizada no Lago das Rosas. Exame de teste rápido será feito em 20 minutos, usará o fluido oral ao invés do sangue e servirá de triagem para o segundo teste confirmatório

A Organização Não-Governamental Grupo Eles Por Eles (GEE), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, aplicará testes rápidos de HIV – em adolescentes e jovens heterossexuais, bissexuais e homossexuais – no Dia Mundial de Combate à Aids. Ação, cujo tema é ‘Juventude esperta é juventude prevenida’, ocorre amanhã, dia 1º de dezembro, das 9h às 15h, na unidade Castelinho, localizada no Lago das Rosas.

Durante as comemorações do 1º de dezembro, a sociedade civil e poder público irão se unir para alertar sobre quantitativos assustadores da Aids, doença que mata 12 mil brasileiros por ano. O exame de teste rápido será feito em 20 minutos, usará o fluido oral ao invés do sangue e servirá de triagem para o segundo teste confirmatório. Iniciativa faz parte do Projeto Gaylera da ONG GEE.

O secretário Pedro Wilson, que participará do evento, conclama jovens para participarem da atividade que a prefeitura desenvolverá nesta terça-feira e acrescenta que este é um momento ímpar para a juventude participar de uma ação concreta do poder público no combate à Aids. Já o superintendente da Juventude, Luiz Inácio, informa que o teste será feito no próprio local, onde estarão profissionais de saúde para auxílio médico e psicológico. “Estamos preparados para realizarmos trezentos testes ao longo do dia”, informa o superintendente.

De acordo com o assessor LGBT da Prefeitura de Goiânia, Odílio Torres, “é alto o número de meninos entre 13 e 18 anos de idade que estão começando a sua vida sexual e que não fazem uso do preservativo. Eles têm a falsa sensação de que o HIV é controlado, o que mostra a falta de informação sobre o assunto. A meta desta ação que somos parceiros é testar e tratar”, ressalta Odílio Torres.

[otw_shortcode_divider margin_top_bottom=”30″ text=”DADOS” text_position=”otw-text-center”][/otw_shortcode_divider]

Enquanto a Aids no Brasil tem uma leve tendência de queda entre os homens de 15 a 24 anos, o número de casos está aumentando. Em sete anos, o crescimento foi de 40% de acordo com dados do Ministério da Saúde. Os jovens têm mais parceiros, protegem-se menos e não têm noção do perigo da doença.

Serviço

Assunto: Comemoração do Dia Mundial de Combate à Aids
Data: 1º de dezembro de 2015, terça-feira
Horário: 9h às 13h
Local: Unidade Castelinho (Avenida Anhanguera, Lago das Rosas)

Com informações de Juscelino Gomes, da editoria de Direitos Humanos – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

combateaaids2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui