Universidade Federal de Goiás realiza em Goiânia a 15ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar

0
agro-centro-oeste
Foto: Carlos Siqueira/Ascom UFG.

Durante quatro dias, Goiânia será a capital da agricultura familiar. A 15ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar, promovida pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), será realizada de 7 a 10 de junho, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. Com seminários temáticos e científicos, cursos práticos disponíveis para toda a comunidade goiana e apresentações culturais, o evento tem como objetivo expor a produção de agricultores familiares e valorizar este segmento. Toda a programação é gratuita.

Durante a realização da feira, os visitantes poderão conferir os estandes das cooperativas familiares, além de participar de cursos que serão realizados nas salas de apoio do Centro de Eventos da UFG e de atividades práticas de campo nas dependências das Escolas de Agronomia (EA) e de Veterinária e Zootecnia (EVZ).

A programação também inclui exposição e comercialização de máquinas e implementos agrícolas. Durante todos os dias do evento, semeadoras, adubadoras, colhedoras e pulverizadores serão apresentados em funcionamento ao público, com destaque aos equipamentos para a agricultura familiar. Para as crianças, atividades de educação ambiental serão realizadas em uma fazendinha instalada no local. Guloseimas típicas também serão comercializadas na praça de alimentação.

Dia de Campo

Dia de Campo
Dia de Campo. Foto: Carlos Siqueira/Ascom UFG.

Um dos destaques da programação da Agro Centro-Oeste Familiar é o Dia de Campo. Seis rotas foram preparadas para receber os visitantes durante o evento. São elas: cultivo e aproveitamento de espécies nativas do Cerrado; cultivo de hortaliças; sistemas de irrigação no Cerrado; produção agroecológica; produção animal; e utilidades e aplicações do bambu.

O Dia de Campo oferece a possibilidade de contato direto com diferentes práticas agropecuárias. As atividades são voltadas para as caravanas de agricultores que virão à feira, além de estudantes e técnicos. Cada rota terá três paradas, com apresentações feitas por professores e estudantes de pós-graduação.

As inscrições para o Dia de Campo serão feitas durante o evento. As atividades ocorrerão nos dias 7, 8 e 9 de junho, sempre na parte da manhã, sendo possível participar de mais de uma rota por dia. Será disponibilizado transporte do Centro de Eventos da UFG até o auditório Farnese Dias Maciel Neto, da Escola de Agronomia, de onde partirão as visitas de campo a partir das 8h30.

Programação GELAC

logo-gelac-ufg

O Grupo de Estudos Avançados do Leite e dos seus Derivados (GELAC) oferecerá um minicurso sobre Qualidade e Segurança da Água para Famílias e Pequenas Agroindústrias durante a Agro Centro-Oeste Familiar 2017. O minicurso será nos dias 7, 8 e 9 de junho, das 8h às 11h, na Sala 3 do Centro de Eventos da UFG e terá uma parte teórica e outra prática, sendo seu principal objetivo esclarecer sobre a importância do tratamento da água e fornecer uma alternativa barata e eficaz para o mesmo. A feira tem seu foco na tecnologia voltada para o agricultor familiar.

Histórico

A Agro Centro-Oeste Familiar é realizada desde o ano 2000. O evento surgiu como um projeto de extensão com o propósito de proporcionar oportunidades de negócios e acesso ao conhecimento. A partir de 2005, o enfoque da feira se voltou para a agricultura familiar, devido às limitações que os agricultores enfrentam, principalmente relacionadas à baixa diversificação dos sistemas de produção.

Para um dos coordenadores do evento, Gabriel Medina, a iniciativa oferece visibilidade ao segmento de famílias agricultoras na região. “Além do agronegócio para a exportação, Goiás têm 90 mil famílias de agricultores familiares que são fundamentais na produção de alimentos, particularmente de leite”, ressalta o coordenador.

agro-centro-oeste-banner-divulgação

SERVIÇO

Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2017

Data: de 7 a 10 de junho de 2017
Local: Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal (Av. Esperança, s/n – Vila Itatiaia, Goiânia – GO)
Informações e programação completa: clique aqui
Contato: (62) 3521-1530, 3521-1696, 3521-1900

* A entrada no evento e nos cursos é gratuita e as inscrições serão feitas na hora.

* Atualizado em 05/06/2017, às 8h36 para inclusão de novas informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui