Justiça concede liminar que autoriza a reabertura das academias em Goiás

Documento sustenta que a atividade física é essencial para a manutenção da saúde dos cidadãos em meio a pandemia

0
reabertura das academias em Goiás, academias em Goiás, academias Goiás, liminar reabertura academias Goiás, liminar tribunal de justiça academias Goiás
Foto: reprodução/Pixabay

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) concedeu uma medida liminar nesta quinta-feira (21) que garante a reabertura das academias em Goiás. A decisão é do desembargador Gilberto Marques Filho.

De acordo com o documento, os estabelecimentos deverão funcionar com apenas 30% de sua capacidade máxima, além de providenciar medidas sanitárias como dispensador com álcool 70%, obrigatoriedade do uso de máscaras descartáveis, distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas, além de limpeza geral e desinfecção de todos os ambientes pelo menos uma vez por período (matutino, vespertino e noturno), durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento, entre outras ações.

O pedido de reabertura das academias em Goiás foi feito pelo Sindicato dos Profissionais em Educação Física do Estado de Goiás (Sinpef) e Sindicato das Academias do Estado de Goiás (Sindac).

A liminar sustenta que “as academias de ginástica foram tratadas, equivocada e injustamente, como ambiente de recreação”, embora a atividade física seja essencial para a manutenção da saúde dos cidadãos em meio a pandemia, uma vez que, “segundo a literatura especializada, é extremamente eficaz o fortalecimento do sistema imunológico, reduz riscos cardiovasculares, mantém seguros os níveis de massa muscular, combate a depressão, melhora o sistema circulatório, entre vários outros benefícios”.

No dia 12 de maio, o presidente Jair Bolsonaro editou decreto que incluiu o setor de academias entre as atividades essenciais. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a competência das ações de combate à pandemia de Covid-19 cabe aos Estados e municípios.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui