Shopping de Goiânia recebe Exposição Circuito Cavalhadas de Goiás a partir desta sexta-feira (20)

0
exposição Circuito Cavalhadas de Goiás
O Passeio das Águas Shopping, em parceria com a Goiás Turismo, realiza entre os dias 20 e 29 de julho, a Exposição Circuito Cavalhadas de Goiás. O intuito é valorizar e fomentar a cultura popular goiana.

Serão expostas vestimentas e paramentalhas dos cavaleiros, cedidos pela equipe de Cavalhadas de São Francisco de Goiás, uma das mais tradicionais e bonitas Cavalhadas do estado. A mostra é gratuita e funcionará de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 21h.

No sábado (21), a partir das 17h, a programação será especial, com música da banda marcial Lira Jaraguaense e apresentação da Cavalhadinha, uma versão infantil da encenação da batalha entre Mouros e Cristãos.

O Circuito Cavalhadas de Goiás valoriza a tradição, preserva e incentiva a retenção da história, folclore e religiosidade do povo goiano e destaca o espetáculo nos municípios de Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás e São Francisco de Goiás.

A gerente de marketing do Passeio das Águas Shopping, Isa Lucena destaca a relevância da exposição. “As Cavalhadas são uma das manifestações artísticas-culturais mais tradicionais de Goiás. A encenação é um show de cores, beleza, história e demonstração de fé que perduram por séculos. Por isso, é com muita alegria e emoção que trazemos um pouquinho desse universo para os nossos clientes”,

O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, também ressalta a importância desta iniciativa. “Goiás tem várias potencialidades turísticas e essa exposição que leva um pouco do Circuito das Cavalhadas ao Passeio das Águas Shopping é uma forma de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam nossa cultura e se encantem com o que temos de melhor. Eventos como esse fomentam o turismo e assim, movimentam e fortalecem a economia do estado”, afirma.

O que são Cavalhadas?

As Cavalhadas são representações baseadas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média. O teatro é ambientado no século VIII, na região dos Pireneus, simbolizando o combate entre o exército cristão de Carlos Magno e os muçulmanos da Mauritânia para decidir quem detinha a fé verdadeira. Ao final, os cristãos vencem os mouros, que se acabam convertendo ao cristianismo.

Cavalhadas em Goiás

As Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos em Goiás, em uma festa que une religiosidade, cultura, turismo, economia, e valoriza o patrimônio imaterial do Estado. Na capitania de Goiás, a mais antiga apresentação das Cavalhadas da qual se tem registro foi encenada no arraial de Santa Luzia, atual cidade de Luziânia, no dia 6 de janeiro de 1751. Em Santa Cruz de Goiás a festa é realizada ininterruptamente há 203 anos.

As Cavalhadas foram implantadas nos municípios goianos no Ciclo do Ouro. Além da parte litúrgica, com missas e novena, a celebração no período colonial dá origem aos elementos culturais e religiosos utilizados no Centro-Oeste brasileiro: o Império do Divino, a Entrada da Rainha e as Cavalhadas. A festa, que mistura elementos sagrados e símbolos pagãos, atrai milhares de turistas, que movimentam e enriquecem a economia local, incrementando as vendas e gerando empregos.

SERVIÇO

Exposição Circuito Cavalhadas de Goiás

Quando: 20 a 29 de julho
Horário: 10 às 22h (segunda a sábado) e 11h às 21h (domingo)
Onde: Passeio das Águas Shopping, área central, próximo à Vivara
Endereço: Avenida Perimetral Norte, nº 8.303 – Loteamento Mansões Goianas – Goiânia-GO
Valor: Gratuito

* Estacionamento gratuito para todos os visitantes.

Fotos: divulgação

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui