Coronavírus: pandemia altera calendário de eventos culturais em Goiás

Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia e outras instituições anunciaram cancelamento de programações com aglomeração como medida de contenção para evitar a proliferação do vírus

0
biblioteca infantil Centro Cultural Oscar Niemeyer, biblioteca infantil, Centro Cultural Oscar Niemeyer, Goiânia, Secult Goiás, programação especial Dia das Crianças Centro Cultural Oscar Niemeyer, programação especial, Dia das Crianças, Centro Cultural Oscar Niemeyer CCON, grupo Plaft e Orquestra Filarmônica de Goiás, eventos culturais em Goiás, cancelamento eventos Goiânia, novo coronavírus, eventos cancelados coronavírus Goiânia, eventos cancelados coronavírus Goiás
Centro Cultural Oscar Niemeyer. Foto: divulgação.

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem trazido alterações drásticas em programações que possam ocasionar aglomerações por todo o mundo. Seguindo as medidas de prevenção da doença, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), anunciou a suspensão de eventos públicos e privados pelos próximos 15 dias, até 28 de março.

De acordo com o comunicado, todas as unidades da Pasta foram fechadas no período. São elas: Arquivo Histórico Estadual, Biblioteca Braille, Biblioteca Estadual Pio Vargas, Centro Cultural Martim Cererê – que receberia a segunda edição do Cidade Rock 2020 neste sábado (14) – Centro Cultural Oscar Niemeyer, que seria palco do show comemorativo de 25 anos do primeiro disco da banda Raimundos, Cine Cultura, Cine Teatro São Joaquim, Escola de Artes Visuais, Galeria de Artes, Frei Nazareno Confaloni, Galeria Sebastião dos Reis, Gibiteca Jorge Braga, Museu da Imagem e do Som de Goiás, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu Ferroviário de Pires do Rio, Museu Pedro Ludovico, Museu Zoroastro Artiaga, Orquestra de Violeiros, Orquestra Filarmônica de Goiás, Palácio Conde dos Arcos, Teatro de Pirenópolis, Teatro Goiânia e Vila Cultural Cora Coralina.

A decisão prevê a segurança e cuidado com a saúde do público, dos artistas, funcionários e de toda a equipe de trabalho envolvida nas apresentações. Os eventos programados serão reagendados e as novas datas divulgadas assim que forem definidas.

Em Goiânia, o prefeito Iris Rezende, declarou situação de emergência em relação à proliferação do coronavírus, após publicação do Decreto n° 736. Devido a isso, a Secretaria Municipal de Cultura suspendeu toda a programação cultural prevista para os próximos 15 dias.

Entre os eventos suspensos, estão as apresentações da Orquestra Sinfônica de Goiânia, shows do Centro Municipal Mercado Popular da 74, programação do Teatro Goiânia Ouro e do Chorinho, na avenida Goiás.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, caso seja necessário, as demais atividades serão reguladas em ato próprio pela Pasta, conforme também descrito no decreto. Assim que possível, e após novas orientações, os eventos serão reagendados e as novas datas divulgadas assim que forem definidas.

Outros eventos

Além do cronograma previsto para o fim de semana, a pandemia do coronavírus também causou alterações em eventos agendados para os próximos meses. O show do cantor Roberto Carlos, marcado para o mês de abril, foi transferido para agosto, conforme comunicado divulgado no perfil oficial do artista nas redes sociais.

View this post on Instagram

COMUNICADO IMPORTANTE – ALTERAÇÃO DE DATAS

A post shared by Roberto Carlos (@robertocarlosoficial) on

A Marcha para Jesus 2020 é outro exemplo de programação adiada em Goiânia. Por meio de nota, a organização informou que, diante da declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo do Estado de Goiás sobre a pandemia de Covid-19, o evento evangélico anual, que seria realizado no dia 1º de maio, com estimativa de reunir cerca de 300 mil fiéis pelas ruas do Centro de Goiânia, em direção à concentração na Praça Cívica para a maratona de shows e pregações, foi adiado. Uma nova data será anunciada em breve.

O Sesc Goiás também comunicou, via nota oficial, o cancelamento de todos os shows, apresentações culturais e palestras, com aglomeração pelos próximos 30 dias, começando assim a valer a partir desta segunda-feira (16). De acordo com a instituição, as atividades escolares e esportivas serão mantidas normalmente, a princípio. A tomada de decisão vem como medida de cautela e foco na contenção da circulação do vírus.

* Atualizado em 18/3/2020 – 14h36, para correção e inclusão de informações.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui