​​Pista da Avenida São Paulo no sentido Serrinha será liberada na próxima terça-feira (12)

0
Avenida São Paulo
A Secretaria de Infraestrutura anunciou nesta quinta-feira (7) que a primeira etapa das obras de construção do viaduto João Antônio Borges, na Avenida São Paulo deverá ser concluída com cerca de dez dias de antecedência.

“Na próxima terça-feira (12) iremos liberar o trânsito na pista no sentido Serrinha/4ª Radial que atualmente está bloqueada. E na mesma data será impedido o trânsito de veículos no sentido oposto, para os motoristas que se dirigem à BR-153. Pela velocidade do trabalho achamos que esta segunda pista deverá ser liberada em no máximo dez dias, ao contrário dos 20 dias previstos no projeto” – explica o secretário Mário Vilela.

Há exatas duas semanas, no dia 22 de maio, o prefeito Gustavo Mendanha autorizou o início das obras do viaduto no cruzamento das Avenidas São Paulo com Rudá. A Seinfra explica que a obra chegou para resolver o grande problema de mobilidade do cruzamento, por onde passam mais de 50 mil carros por dia.

“Nosso objetivo com esta grande obra é diminuir o tempo de trajeto dos motoristas, melhorando a qualidade de vida de todos. Isso porque este cruzamento é considerado o maior engarrafamento do município e um dos maiores da Região Metropolitana” – lembra Mário Vilela.

Ele conta que ao todo serão seis meses de intervenções no local e que o projeto foi planejado para minimizar impactos tanto para motoristas, quanto para pedestres, moradores e também os comerciantes do local.

“É importante esclarecer que em nenhum momento da obra o trânsito nas duas pistas da Avenida São Paulo será interrompido de forma simultânea. Estamos construindo nesta primeira etapa as duas vias de acesso à Avenida, que passará por debaixo do cruzamento, dispensando a necessidade de semáforos no local” – pontua o secretário.

Orientações

A fim de instruir os motoristas, a SMTA sinalizou a região com mais de 100 placas e faixas e tem realizado blitzes educativas informando os trajetos alternativos. “A orientação, por conta das obras, é evitar a região. Evitando assim os transtornos no trânsito” – completou Mário Vilela.

“Na primeira semana foi bloqueado o trânsito em apenas uma das pistas da Avenida São Paulo, bem após o cruzamento com a Avenida Rudá, para os motoristas que se dirigem a Goiânia. Na segunda semana estendemos este bloqueio, na mesma pista, ao quarteirão anterior a este cruzamento. A interrupção do trânsito no trecho foi necessária para a realização da terraplanagem e a construção das vias de acesso para quem chega e para quem sai da Avenida Rudá. Na próxima terça-feira (12) o trânsito desta pista será liberado para iniciarmos as obras na pista oposta, sentido BR-153, antes e depois do cruzamento. Nesta fase serão construídas as vias de acesso para quem chega e para quem sai da Rua Tapajós” – explica Luziano da Costa, secretário de Mobilidade e Defesa Social.

Após a etapa de implantação das vias de acesso à Avenida São Paulo, que tem conclusão prevista para o dia 22 de junho, o cruzamento de veículos que pretendem acessar a Avenida São Paulo, tanto para quem vem da Avenida Rudá quanto pela Rua Tapajós será impedido.

“Nesta segunda etapa iniciaremos o desnível da via onde agora existe o seu canteiro central. Desta forma a Avenida São Paulo passará por debaixo deste cruzamento. É nesta fase que será de fato construído o viaduto. Se tudo correr como planejado, serão exatos três meses para completar esta etapa e liberarmos novamente o trânsito. Nos últimos 50 dias de obra, será feita a terraplanagem e a pavimentação da via central e o paisagismo da região” – explica o engenheiro responsável por fiscalizar a obra, Roberto Lemos, que é superintendente de Obras da Prefeitura.

Custos

O Viaduto João Antônio vai custar R$ 13,1 milhões e conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto foi aprovado em 2014. A obra tem o objetivo de liberar nos dois sentidos o tráfego da Avenida São Paulo pelo cruzamento e, desta forma, trazer mais conforto e segurança para motoristas e pedestres que passam todos os dias pela região.

A escolha do nome Viaduto João Antônio Borges, em homenagem ao ex-presidente da Câmara Municipal e vereador por diversos mandatos em Aparecida de Goiânia, foi revelada pelo prefeito Gustavo Mendanha durante a cerimônia de lançamento do início das obras.

* Da SECOM – Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Foto: Claudivino Antunes/divulgação

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui