Rio Verde se torna capital simbólica de Goiás durante Tecnoshow

Governador, chefes de poderes e secretários vão despachar diretamente do município entre os dias 8 e 12 de abril

0
Rio Verde, Tecnoshow, sede simbólica, governador Ronaldo Caiado, Governo de Goiás
Rio Verde. Foto: reprodução/Portal Governo de Goiás.

A partir desta segunda-feira (8), Rio Verde passa a ser a sede simbólica do Estado. A transferência do governo estadual para o município ocorre paralela aos cinco dias da Feira de Tecnologia em Agronegócio (Tecnoshow) e reforça o protagonismo do agronegócio em Goiás.

O ato solene foi formalizado durante a manhã pelo governador Ronaldo Caiado com a presença de todo secretariado na abertura oficial da Tecnoshow. A transferência simbólica do governo estadual para Rio Verde atende à Lei nº 20.425, de 18 de março deste ano. Até a próxima sexta-feira (12), o governador, os chefes de poderes e secretários vão despachar diretamente do município, localizado no Sudoeste goiano.

A força-tarefa em Rio Verde, envolvendo diversos órgãos estaduais, marca o lançamento do ‘Gabinete em Ação – Onde tem Goiás, tem Governo do Estado’, programa cujo objetivo é concentrar as ações da gestão estadual em um determinado município. Além de aproximar a população do poder público, a iniciativa visa resolver situações que possam estar pendentes.

Gabinete em Ação em Rio Verde

Pelo menos 20 braços do poder público estadual devem instalar gabinetes provisórios em Rio Verde durante a semana. Confira as ações previstas pelas principais pastas:

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Secretário Antônio Carlos Neto cumprirá agenda na segunda-feira (8) e terça-feira (9). Superintendentes e gerentes participarão de reuniões de articulação e parceria nos cinco dias da feira.

Estão programados encontros com produtores rurais, para levantar demandas do setor, e com representantes de entidades ligadas à agropecuária para apresentação da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos.

Serão realizadas reuniões com a presidência e a diretoria da Comigo (organizadora da feira) para falar de parcerias para a Tecnoshow Comigo 2020 e do Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo (ITC), assim como com representantes do Banco do Brasil, com o intuito de abordar o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural).

Secretaria de Governo (Segov) – Secretário Ernesto Roller atenderá na terça-feira (9), das 8h às 12h. Agenda com prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, e demais prefeitos da região; representantes da Câmara Municipal e empresários locais.

Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – Secretária Fátima Gavioli inaugura, na segunda-feira (8), a quadra poliesportiva do Colégio Estadual Ismael Martins Vieira, em Rio Verde, e realiza reuniões com gestores da regional. Seduc Itinerante fará atendimentos dentro da estrutura da Tecnoshow.

Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) – Secretário Edival Lourenço participa da abertura da Tecnoshow. Tem agendas com representantes da Cultura na administração municipal e com entidades e produtores culturais da região. Tratará sobre projetos do Governo de Goiás e parcerias com o setor cultural da região. Secretário será acompanhado por gerentes e superintendentes de algumas áreas.

Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) – O secretário Rafael Rahif assinará na segunda-feira (8) termo de cessão de uso dos ginásios Heráclito Fernandes de Lima e Jerônimo Martins, além do estádio Mozart Veloso do Carmo, para a prefeitura de Rio Verde. Os espaços serão utilizados em projetos sociais de iniciação esportiva em futsal, vôlei, basquete e handebol. A previsão é que os projetos atendam 500 crianças e adolescentes.

Detran – Presidente Marcos Roberto Silva acompanha agenda do governador na segunda-feira (8). Haverá ainda ações do programa educativo Detranzinho no decorrer da semana em escolas da cidade.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) – Na segunda-feira (8), o presidente Robson Vieira participará da abertura da Tecnoshow e visita estandes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e da Universidade de Rio Verde (UniRV), instituições que têm projetos de pesquisa fomentados pela Fapeg. Também participa de encontro com pesquisadores do Polo Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) de Tecnologias Agroindustriais do IF Goiano. No fim do dia, visita a sede da UniRV, na cidade de Rio Verde.

Tecnoshow

Com foco no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao agronegócio, a Tecnoshow Comigo já é referência no Centro-Oeste. Todos os anos o evento reúne centenas de expositores em uma área de 60 hectares. Em 2018, atraiu 106 mil visitantes e movimentou R$ 2,5 bilhões em negócios. A previsão dos organizadores é que este ano a feira supere os números já registrados e bata novos recordes.

Feira Tecnoshow. Foto: reprodução/Portal Governo de Goiás.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui