Com a chegada de novas doses da vacina Coronavac, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia retoma a partir desta sexta-feira (19), a aplicação da primeira dose em idosos com mais de 70 anos nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Não há a necessidade de agendamento.
+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus
Para quem não possui veículo e não consegue ir até os drive-thrus, a vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, mediante agendamento pelo aplicativo ‘Saúde Aparecida’. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura e as vagas já foram ofertadas.
Além disso, foi estruturado um novo posto de drive-thru no Aparecida Shopping, destinado exclusivamente para aplicação da segunda dose da Coronavac em idosos com mais de 80 anos e profissionais de saúde. Aqueles que receberam a primeira dose da vacina há 28 dias nos drive-thrus da cidade poderão ir diretamente neste novo posto para receber a segunda dose. Já aqueles que receberam a primeira dose em alguma UBS, também nesse prazo, poderão retornar à unidade para receber a segunda. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento, sendo que as UBS’s seguem o cronograma abaixo.
“Em Aparecida de Goiânia, a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em postos de drive-thru foi muito bem aceita pela população. Esse é o modelo que recebe maior procura por parte dos moradores. Sendo assim, com a chegada de novas 4,2 mil doses de Coronavac na tarde de ontem, poderemos retornar com a imunização de idosos acima de 70 anos nos drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Eles também poderão realizar o agendamento pelo aplicativo”, informa a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.
Sobre a aplicação da Dose 2, ela completa: “Cada um vai tomar a segunda dosagem no mesmo posto de vacinação onde recebeu a primeira dose, sem necessidade de agendamento. Destaco que é muito importante completar a imunização. O intervalo ideal entre as duas doses é de até 28 dias, mas independente disso, não deixe de procurar o serviço. Só assim todos estarão protegidos”.
Documentos necessários
Renata Cordeiro explica que para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é necessário ter em mãos documento de identidade, cartão SUS e comprovante de endereço.
Para receber a segunda dose, segundo ela, a lista de documentos é: “quem for no drive-thru do Aparecida Shopping ou nas UBS’s conforme o cronograma abaixo, precisa levar o documento de identidade, CPF e o cartão de vacinação. Neste tem a data de aplicação da primeira dose e a marca da vacina que o paciente recebeu, dados essenciais para o registro da segunda aplicação.”
Cronograma para aplicação da Dose 2
Para quem recebeu a Dose 1 da Coronavac em postos de drive-thru, o atendimento será no drive-thru do Aparecida Shopping, sem agendamento, voltado aos que receberam a primeira dose no prazo de 28 dias, conforme previsão do Cartão de Vacinação.
Já para quem recebeu a Dose 1 da Coronavac em UBS, o atendimento será na mesma unidade, sem agendamento, voltado aos que receberam a primeira dose entre 18 e 26 de fevereiro.
Tanto no posto do Aparecida Shopping quanto na UBS, o horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.
O cronograma segue o calendário da tabela abaixo:
1ª dose em | 2ª dose em |
18 e 19/2/21 | 19/3 (sexta-feira) |
22 e 23/2/21 | 22/3 (segunda-feira) |
24/2/21 | 23/3 (terça-feira) |
25/02/21 | 24/3 (quarta-feira) |
26/2/21 | 25/3 (quinta-feira) |
Balanço da vacinação
Na última quarta-feira (17), Aparecida de Goiânia recebeu uma nova remessa de vacinas. Foram 4,2 mil doses da Coronovac para a primeira aplicação e 2 mil para segunda aplicação. Até esta data, o município já aplicou 33.690 doses de imunizantes. 24.191 de Dose 1 e 9.499 de Dose 2.
Ao todo, 357 idosos e deficientes institucionalizados já foram imunizados com as duas aplicações. 17.062 doses foram aplicadas em profissionais de saúde, 15.572 em idosos com mais de 75 anos e 699 em idosos acamados.
+ LEIA TAMBÉM: Governo de Goiás distribui máscaras N95 para usuários do transporte coletivo em Goiânia
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.