Aparecida de Goiânia retoma vacinação para idosos com mais de 70 anos nesta sexta-feira (19)

Primeira dose volta a ser aplicada em sete postos. Segunda dose da Coronavac será aplicada em novo drive-thru, estruturado no Aparecida Shopping

0
idosos com mais de 70 anos, vacinação para idosos com mais de 70 anos, vacinação para idosos com mais de 70 anos Aparecida de Goiânia, vacinação para idosos Aparecida de Goiânia, idosos com mais de 70 anos vacinação Aparecida de Goiânia
Foto: Wigor Vieira/Secom Aparecida

Com a chegada de novas doses da vacina Coronavac, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia retoma a partir desta sexta-feira (19), a aplicação da primeira dose em idosos com mais de 70 anos nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Não há a necessidade de agendamento.

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

Para quem não possui veículo e não consegue ir até os drive-thrus, a vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, mediante agendamento pelo aplicativo ‘Saúde Aparecida’. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura e as vagas já foram ofertadas.

Além disso, foi estruturado um novo posto de drive-thru no Aparecida Shopping, destinado exclusivamente para aplicação da segunda dose da Coronavac em idosos com mais de 80 anos e profissionais de saúde. Aqueles que receberam a primeira dose da vacina há 28 dias nos drive-thrus da cidade poderão ir diretamente neste novo posto para receber a segunda dose. Já aqueles que receberam a primeira dose em alguma UBS, também nesse prazo, poderão retornar à unidade para receber a segunda. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento, sendo que as UBS’s seguem o cronograma abaixo.

“Em Aparecida de Goiânia, a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em postos de drive-thru foi muito bem aceita pela população. Esse é o modelo que recebe maior procura por parte dos moradores. Sendo assim, com a chegada de novas 4,2 mil doses de Coronavac na tarde de ontem, poderemos retornar com a imunização de idosos acima de 70 anos nos drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Eles também poderão realizar o agendamento pelo aplicativo”, informa a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Sobre a aplicação da Dose 2, ela completa: “Cada um vai tomar a segunda dosagem no mesmo posto de vacinação onde recebeu a primeira dose, sem necessidade de agendamento. Destaco que é muito importante completar a imunização. O intervalo ideal entre as duas doses é de até 28 dias, mas independente disso, não deixe de procurar o serviço. Só assim todos estarão protegidos”.

Documentos necessários

Renata Cordeiro explica que para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é necessário ter em mãos documento de identidade, cartão SUS e comprovante de endereço.

Para receber a segunda dose, segundo ela, a lista de documentos é: “quem for no drive-thru do Aparecida Shopping ou nas UBS’s conforme o cronograma abaixo, precisa levar o documento de identidade, CPF e o cartão de vacinação. Neste tem a data de aplicação da primeira dose e a marca da vacina que o paciente recebeu, dados essenciais para o registro da segunda aplicação.”

Cronograma para aplicação da Dose 2

Para quem recebeu a Dose 1 da Coronavac em postos de drive-thru, o atendimento será no drive-thru do Aparecida Shopping, sem agendamento, voltado aos que receberam a primeira dose no prazo de 28 dias, conforme previsão do Cartão de Vacinação.

Já para quem recebeu a Dose 1 da Coronavac em UBS, o atendimento será na mesma unidade, sem agendamento, voltado aos que receberam a primeira dose entre 18 e 26 de fevereiro.

Tanto no posto do Aparecida Shopping quanto na UBS, o horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O cronograma segue o calendário da tabela abaixo:

1ª dose em2ª dose em
18 e 19/2/2119/3 (sexta-feira)
22 e 23/2/2122/3 (segunda-feira)
24/2/2123/3 (terça-feira)
25/02/2124/3 (quarta-feira)
26/2/2125/3 (quinta-feira)

Balanço da vacinação

Na última quarta-feira (17), Aparecida de Goiânia recebeu uma nova remessa de vacinas. Foram 4,2 mil doses da Coronovac para a primeira aplicação e 2 mil para segunda aplicação. Até esta data, o município já aplicou 33.690 doses de imunizantes. 24.191 de Dose 1 e 9.499 de Dose 2.

Ao todo, 357 idosos e deficientes institucionalizados já foram imunizados com as duas aplicações. 17.062 doses foram aplicadas em profissionais de saúde, 15.572 em idosos com mais de 75 anos e 699 em idosos acamados.


+ LEIA TAMBÉM: Governo de Goiás distribui máscaras N95 para usuários do transporte coletivo em Goiânia

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui