Covid-19: vacinação em Aparecida de Goiânia de pessoas com comorbidades começa nesta quinta-feira (6)

Aplicação da primeira dose da vacina será feita sem necessidade de agendamento prévio nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, das 8 às 18 horas

0
vacinação em Aparecida de Goiânia, pessoas com comorbidades, pessoas portadoras de comorbidades, vacinação em Aparecida de Goiânia contra a Covid-19, vacinação Aparecida de Goiânia Covid-19
Foto: Enio Medeiros/Secom Aparecida

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta quinta-feira (6), a vacinação em Aparecida de Goiânia contra a Covid-19 de pessoas portadoras de comorbidades, seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aplicação da primeira dose da vacina nesse público será feita sem necessidade de agendamento prévio nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, das 8 às 18 horas.

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a imunização ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo ‘Saúde Aparecida’, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura.

Nessa primeira etapa da fase das comorbidades, serão contempladas, de acordo com o quantitativo de doses disponível:

  • Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;
  • Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (Diálise) acima de 18 anos;
  • Gestantes e Puérperas acima de 18 anos com comorbidades;
    Pessoas com comorbidades de 58 e 59 anos;
  • Portadores de deficiência permanente cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade.

Laudo médico

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, informa que para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina é indispensável a apresentação de laudo médico. Para tanto, segundo a gestora, a SMS desenvolveu um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, ela ressalta: “esse documento é para facilitar, no entanto, qualquer laudo médico simples também será aceito para validar a vacinação, desde que emitido há no máximo um ano e conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Receitas não serão aceitas”.

Próximas fases da vacinação em Aparecida de Goiânia

Seguindo o PNI, a vacinação das pessoas portadoras de comorbidades foi dividida em etapas. Após a vacinação desse primeiro grupo que se inicia amanhã, as outras situações serão atendidas.

As comorbidades contempladas ao longo da Campanha são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática.

Doses recebidas

Para avançar com a Campanha de Vacinação em Aparecida de Goiânia e iniciar essa fase de imunização, o município recebeu uma nova remessa de imunizantes na tarde da última terça-feira (4). Chegaram na cidade 14.500 novas doses da AstraZeneca. Ao todo, desde o início da Campanha, em 20 de janeiro, Aparecida recebeu 139.650 doses. Dessas, 93.450 para a primeira aplicação e 46.200 para a segunda aplicação.

Balanço

Segundo o último levantamento da SMS, até a tarde de terça-feira, o município já havia administrado 96.363 doses, sendo 62.151 como Dose 1 e 34.212 como Dose 2. A Secretaria também identificou o total de 11.557 doses perdidas por falhas técnicas, em que frascos vieram com menos doses do que o informado pelo fabricante. Todas essas situações já foram documentadas e encaminhadas ao Ministério da Saúde. Atualmente, o estoque disponível é de 24.520 doses para a primeira aplicação e 7.210 para a segunda aplicação.

Dos grupos priorizados até então, o município imunizou, aproximadamente, 90% idosos; 80% dos trabalhadores da saúde, 100% dos profissionais das forças de segurança e salvamento e 100% dos quilombolas.

Onde se vacinar

Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:

  • Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas);
  • Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas).

Com agendamento prévio pelo aplicativo ‘Saúde Aparecida’ e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:

  • UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim.

Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (Diálise) acima de 18 anos serão vacinados in loco nas clínicas de tratamento.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes segue normalmente na cidade, disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui