Prefeitura de Anápolis inicia vacinação de profissionais da educação

Medida tem o objetivo de acelerar o processo de retorno às aulas presenciais

0
Prefeitura de Anápolis, profissionais da educação, vacinação de profissionais da educação, vacinação de profissionais da educação em Anápolis, Prefeitura de Anápolis inicia vacinação de profissionais da educação
Foto: divulgação/Prefeitura de Anápolis

A Prefeitura de Anápolis deu início na manhã desta terça-feira (18), à vacinação contra a Covid-19 de profissionais da educação. A cidade é a primeira a imunizar trabalhadores da rede pública de ensino em Goiás.

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

Keila Cristina Borges Ferreira, funcionária do CMEI Nazaré Cunha Leão e primeira profissional de educação a se imunizar no município, destacou o sentimento. “Estou muito feliz em representar os profissionais da educação nesse momento tão importante. Quero agradecer à Prefeitura por pensar na educação como serviço essencial, porque é. Agora vamos fazer de tudo para acelerar esse processo de volta das crianças com muita segurança”, disse.

Na ocasião, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, pontuou que a medida é importante para o retorno das aulas presenciais. “Da mesma forma que fomos a primeira cidade a vacinar contra a Covid em Goiás, fomos a primeira a imunizar os profissionais da educação para acelerar o processo de volta às aulas. Nossas crianças precisam do retorno ao ambiente escolar e isso será feito o mais breve e da forma mais segura possível.”

Segundo o chefe do executivo municipal, o processo de retorno presencial não será obrigatório, ficando a critério da família da criança. “Quem tiver condições de continuar no ensino remoto, poderá ficar, mas muitos precisam da escola. Por isso vamos dar todas as condições para essa volta segura”, ressaltou Naves.

O prefeito ainda informou sobre a criação de um fundo especial – o Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie) extra – para que cada unidade veja as necessidades estruturais para receber os alunos.

A secretária municipal de Educação, Eerizania Freitas, afirmou que este é um momento esperado pela educação em Anápolis. “Com o processo de imunização dos profissionais da educação, é possível estabelecer um diálogo com os estudantes, com os responsáveis por estes para que possamos retornar às aulas presenciais com segurança.”

Vacinação de profissionais da educação em Anápolis

De acordo com a Prefeitura de Anápolis, são cerca de 6 mil profissionais da educação – professores e trabalhadores de apoio – das redes públicas e privadas que podem ser vacinados com o imunizante da AstraZeneca. Para estas categorias não há necessidade de cadastro, pois a imunização acontecerá conforme listas enviadas pelos órgãos competentes.

Também podem receber a vacina, a partir desta data, pessoas com deficiências permanentes que não fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Estes necessitam fazer o cadastro no site. O horário é o mesmo em todos os postos: das 8 às 16 horas.

Para atender esse público, foram preparados seis pontos de vacinação: ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidade de saúde Santa Maria de Nazareth, no caso de pedestres, e CMTT e unidades de saúde do JK e Anexo Itamaraty, para quem estiver de carro (drive-thru).

Estes ainda são os locais de vacinação para faixa etária a partir de 18 anos do público com comorbidades, síndrome de Down e pessoas com deficiência cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac até 5 de abril, também podem procurar um destes postos para fazer o reforço. Devido à quantidade de doses, estão sendo distribuídas senhas.

Para a aplicação da vacina da Pfizer – que exige sala climatizada – em gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto) e imunossuprimidos, a Prefeitura preparou três pontos de vacinação: o Ginásio Internacional Newton de Faria, em esquema drive-thru, e as unidades de saúde do Arco-Íris e São José, para pedestres.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui