Cancelada no ano passado devido à pandemia da Covid-19, a Romaria de Trindade, em Goiás, está de volta em formato virtual. A tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno 2021 será realizada entre os dias 25 de junho e 4 de julho.
O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade fará a apresentação oficial do tema e da programação da Festa na manhã desta segunda-feira (31), às 8 horas, durante coletiva de imprensa que contará com as participações do reitor do Santuário Basílica, Padre João Paulo Santos; do prefeito de Trindade, Marden Junior; do secretário estadual de saúde, Ismael Alexandrino; e do governador Ronaldo Caiado.
Na ocasião, serão tratados assuntos sobre o tema e o formato escolhidos para a realização do evento, que ocorrerá de forma especial e possibilitará a manutenção da fé e esperança que move tantos corações a vivenciar essa devoção originada em Trindade.
A Romaria de Trindade, hoje, é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior Festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Antes da pandemia, a cidade chegava a receber anualmente cerca de 6 milhões de romeiros durante todo o ano. Em 2019, última vez em que o evento foi realizado nos moldes tradicionais, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram pelo local nos 10 dias de festividades.
História da Romaria de Trindade
Com mais de 180 anos, a devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a Imagem, levaram-na para casa e a colocaram em um altar. Com isso, deram início à oração do terço em família e depois também com os vizinhos. A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.