Aparecida lança Super Quarta da Vacinação nesta quarta-feira (4), com 2 mil vagas em 21 postos

Ao todo, serão 20 Unidades Básicas de Saúde e a Central de Imunização para aplicação da primeira dose do imunizante por agendamento no aplicativo 'Saúde Aparecida'

0
Super Quarta da Vacinação, Super Quarta da Vacinação contra a Covid-19, Aparecida lança Super Quarta da Vacinação, Super Quarta, Super Quarta Aparecida
Foto: Enio Medeiros/Secom Aparecida

A partir deste mês de agosto, a Prefeitura de Aparecida realizará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Super Quarta da Vacinação contra a Covid-19. A ação, cujo objetivo é ampliar as vagas nos postos de vacinação que atendem a pedestres, vai ofertar todas as quartas-feiras, dependendo da disponibilidade de doses, mais de 2 mil vagas por agendamento no aplicativo ‘Saúde Aparecida’.

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

O atendimento será em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na Central de Imunização. Com toda a mobilização já preparada, a primeira Super Quarta para aplicação da dose 1 para pedestres ocorrerá nesta quarta-feira (4), das 8 às 17 horas. Nesses dias, as salas de vacinação das UBS’s funcionarão exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19. As vagas para a força-tarefa foram liberadas na manhã desta terça-feira (3). A cidade vacina atualmente a população acima de 30 anos.

Em coletiva a imprensa, a Superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Daniela Ribeiro, destacou que, até o momento, Aparecida tem aplicado a primeira dose na população em cinco UBS’s e na Central de Imunização, via agendamento, e em dois drive-thrus por livre demanda, totalizando 8 postos. “Com a Super Quarta, a cidade terá 23 postos de vacinação da 1ª dose. Serão mais de 2 mil doses disponíveis em um único dia, descentralizando a vacinação e atingindo, principalmente, um maior número de pedestres de forma segura, sem aglomeração, com vários postos espalhados pelo município”, sublinhou.

A superintendente complementa: “Faremos as Super Quartas, sempre que tivermos doses suficientes disponíveis, para que todos tenham o seu imunizante garantido. Nosso objetivo é facilitar o acesso às vacinas, protegendo, o quanto antes e com eficiência, a maior quantidade possível de pessoas, aproximando cada vez mais a vacina dos moradores. Assim, a cada sete dias, o município terá 21 postos em pleno funcionamento, por agendamento, e mais dois drives, sem agendamento, para aplicação da 1ª dose. A aplicação da segunda dose segue normal de segunda a sábado”, afirmou.

Como informado pela gestora, a aplicação da segunda dose continua, sem interrupção, em sete postos. Neste caso não há necessidade de agendamento. Os postos são: Central de Imunização, cinco Unidades Básicas de Saúde (Bairro Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim) e no drive-thru do Aparecida Shopping. O atendimento nas unidades é das 8 às 17 horas e no drive das 8 às 18 horas, de segunda a sexta e das 8 às 17 horas, aos sábados.

“Com a pandemia do novo coronavírus e as regras de distanciamento social, desde o início da Campanha de Vacinação contra a covid Aparecida optou pelo sistema de drive-thru e pela imunização em unidades de saúde com dia e horário marcado. O modelo foi bem aceito e tem conseguido atender as demandas de forma eficaz, tanto que já atingimos 58% da nossa população adulta vacinada com a 1ª dose e 22% foi totalmente imunizada. Agora, estamos dando um passo a mais para aproximar o serviço da população, principalmente das pessoas que não têm veículo próprio de locomoção”, explica o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães afirma que, dependendo do estoque de vacinas da cidade, a tendência é que a ampliação dos postos seja cada vez mais frequente. “Nossa expectativa é que o cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde para o mês de agosto seja cumprido e assim possamos avançar com a cobertura vacinal em Aparecida” afirma.

Como funciona a Super Quarta

A SMS irá disponibilizar cerca de duas mil vagas para agendamento da vacinação pelo aplicativo ‘Saúde Aparecida’, para esta quarta-feira. O acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura. “Com mais oferta de locais de imunização, a população poderá escolher a unidade de saúde mais próxima de sua casa para, no dia e horário marcado, receber o imunizante, de forma rápida, segura e sem aglomeração”, destaca a superintendente Daniela Ribeiro.

A gestora explica, ainda, que a aplicação da dose 2 na cidade, nesta quarta-feira, ocorrerá normalmente nas UBS’s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, na Central Municipal de Imunização e no drive-thru do Aparecida Shopping: “Para receber a segunda dose não é necessário agendar. Basta procurar um desses sete locais com documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação em mãos. Lembro que a dose 2 da Coronovac está disponível exclusivamente na Central e no drive”.

Daniela informa ainda que: “para quem tomar a primeira dose na Super Quarta, quando chegar a data prevista para a dose 2, essa pessoa poderá procurar a mesma unidade onde recebeu a primeira aplicação”.

Confira as 20 UBS’s da Super Quarta:

  • UBS Madre Germana;
  • UBS Mansões Paraíso;
  • UBS Pontal Sul II;
  • UBS Cruzeiro do Sul;
  • UBS Bairro Hilda;
  • UBS Colina Azul;
  • UBS Bandeirantes;
  • UBS Jardim Riviera;
  • UBS Parque Trindade;
  • UBS Retiro do Bosque;
  • UBS Cândido de Queiroz;
  • UBS Anhembi;
  • UBS Boa Esperança;
  • UBS Santo André;
  • UBS Andrade Reis;
  • UBS Bairro Cardoso;
  • UBS Jardim Olímpico;
  • UBS Jardim Florença;
  • UBS Veiga Jardim;
  • Centro de Saúde Papillon Park.

Nesta quarta, funcionam ainda os seguintes postos:

  • Central Municipal de Imunização;
  • Drive-Thru da Cidade Administrativa (exclusivamente 1ª dose);
  • Drive-Thru do Centro de Especialidades (exclusivamente 1ª dose);
  • Drive-Thru do Aparecida Shopping (exclusivamente 2ª dose).

Os postos de drive-thru funcionam das 8 às 18 horas sem necessidade de agendamento. A Central Municipal de Imunização também funciona das 8 às 18 horas mediante agendamento para dose 1. Já as UBS’s funcionam das 8 às 17 horas, também mediante marcação para dose 1. No caso da segunda dose, tanto o drive do Aparecida Shopping quanto as UBS’s e a Central não precisam de agendamento para aplicação do reforço.

Balanço

De acordo com a SMS, a cidade aplicou 337.351 doses desde o início da campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 , ou seja, do 20 de janeiro até o dia 2 de agosto. Deste total, 245.211 receberam a primeira dose e 76.350 a segunda e 15.790 a dose única. Ainda segundo a SMS, até esta segunda-feira (2), o estoque disponível no município era de 16.110 doses para a primeira aplicação e 28.325 para a segunda.

Até o momento Aparecida recebeu 258.141 doses de primeira aplicação, 110.360 para segunda e 15.870 doses de dose única totalizando 384.371 doses recebidas. Com as doses aplicadas a cidade imunizou até este dia 2 de agosto, 58% da população adulta (422.666 pessoas segundo o IBGE) com pelo menos a primeira dose e 21,8% da população está completamente imunizada.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui