Senador Canedo inaugura usina própria para produção de oxigênio hospitalar

Com capacidade de produção de cerca de 650 metros cúbicos de oxigênio por dia, usina fornecerá oxigênio para unidades que recebem pacientes infectados pela Covid-19

0
produção de oxigênio hospitalar, produção e recarga de oxigênio hospitalar, usina própria para produção de oxigênio hospitalar, Senador Canedo, usina oxigênio hospitalar Senador Canedo
Foto: Prefeitura de Senador Canedo

A prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou na noite desta segunda-feira (23), a usina de produção e recarga de oxigênio hospitalar. Fundamental para o tratamento de pacientes com Covid-19, o equipamento foi adquirido por meio de emendas do senador Vanderlan Cardoso (PSD), que somaram quase R$ 1,4 milhão em investimentos.

Com a instalação da usina de oxigênio hospitalar, Senador Canedo terá uma capacidade de produção de 27 metros cúbicos por hora, o que permitirá suprir a necessidade de consumo da UPA 24h e envasar cilindros para outras unidades, em um ritmo de 10 metros cúbicos a cada hora, o que equivale a uma economia de cerca de R$ 300 mil a cada mês, além da garantia de manutenção do serviço, extinguindo o risco de desabastecimento desse insumo vital no combate à Covid-19.

A aparelhagem foi instalada nas dependências da UPA 24h no Residencial Boa Vista. Com capacidade de produção de cerca de 650 metros cúbicos de oxigênio por dia, o insumo produzido na usina será suficiente para atender os leitos do Pronto Socorro do Parque Alvorada, UPA 24h e do Hospital de Enfrentamento à Covid-19.

A usina foi instalada em menos de dois meses. O senador Vanderlan Cardoso considerou a agilidade do processo como tempo recorde. “O prefeito solicitou a usina de oxigênio para o município de Senador Canedo e prontamente garantimos esses recursos, que são muito importantes para atender a população e combater a Covid-19”, afirma.

Segundo o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD), com a chegada da usina, além de agilizar o suprimento, o município também vai ajudar cidades vizinhas. “É um investimento importantíssimo na área da saúde, insumo que faz toda a diferença no tratamento dos pacientes, vamos garantir que nunca falte”, ressalta o prefeito.

A secretária de saúde do município, Gercilene Branca, reforça a importância do investimento para utilização na unidade. “Essa estrutura, com a usina, nos dá a segurança de saber que podemos atender a população. Além da economia e agilidade para distribuir os cilindros para as unidades”, disse.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui