IFG realiza passeio BikeDéco e MotoDéco em comemoração aos 85 anos de Goiânia

0
No aniversário de 85 anos de Goiânia, celebrado nesta quarta-feira (24), o Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia promove o passeio BikeDéco e MotoDéco pelos 18 monumentos arquitetônicos e urbanísticos estilo Art Déco presentes na capital.

O circuito será realizado das 8h30 às 11 horas, saindo do Parque Lago das Rosas, no Setor Oeste, e finalizando o percurso no Câmpus Goiânia, um dos edifícios públicos tombados como patrimônio Art Déco da cidade.

Os passeios são uma das atrações da programação da 3ª Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do IFG – Câmpus Goiânia, que oferece mais de 100 atividades educativas, científicas e culturais destinadas à comunidade.

A participação no passeio BikeDéco e MotoDéco é gratuita. Os interessados devem se inscrever pelo site do IFG – Câmpus Goiânia na página do evento, fazer a inscrição no passeio e doar 1 quilo de alimento não perecível, a ser entregue nesta segunda-feira (22) e terça-feira (23) no Câmpus Goiânia.

Os alimentos arrecadados serão doados para Associação de Serviço à Criança Especial de Goiânia (Ascep). Ao todo, são 200 vagas disponíveis para o passeio, distribuídas em 100 vagas para o passeio BikeDéco e 100 vagas para o MotoDéco.

O passeio BikeDéco e MotoDéco terá um trajeto de cerca de 7 quilômetros pelos monumentos Art Déco da capital. O circuito cultural terá início no Lago das Rosas, no Setor Oeste, indo rumo ao Setor Central. No caminho, o Teatro Goiânia será ponto de encontro, com uma parada no local. No Centro, o trajeto passará pelo Grande Hotel, a Torre do Relógio, o Coreto até a Praça Cívica, onde fará mais uma parada aos ciclistas e motociclistas.

Na praça, serão contemplados a Chefatura de Polícia, o Fórum e Tribunal de Justiça, o Palácio das Esmeraldas, as Luminárias da praça, a Secretaria Geral e o Museu Zoroastro Artiaga. O passeio engloba também o Museu Pedro Ludovico Teixeira, na Rua Dona Gercina Borges Teixeira, ao lado da Praça Cívica e perpassa ainda, a Superintendência Administrativa do Ministério da Fazenda, pelo Lyceu de Goiânia até chegar ao IFG – Câmpus Goiânia.

O passeio BikeDéco e MotoDéco é uma realização do IFG – Câmpus Goiânia, da Goiânia Bike Déco, da OnyGO Passeios Turísticos e da Tork, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia (SMT), Polícia Militar e Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef-GO).

Secitec

Além do passeio BikeDéco e MotoDéco, o IFG – Câmpus Goiânia promove quatro dias de atividades educativas, científicas e culturais abertas à comunidade durante a 3 ª Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec), que será realizada de 24 a 27 de outubro no câmpus.

A Secitec integra o calendário de eventos em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Esta edição do evento tem como tema: ‘Ciência para a Redução das Desigualdades’. Na Secitec, serão realizados minicursos, oficinas, exposições, palestras, comunicações científicas e apresentações culturais gratuitas para a comunidade.

Dentre a programação, algumas oficinas ensinarão o público algumas práticas voltadas ao dia a dia. Entre esses exemplos, nos dias 25 e 26 de outubro, terão oficinas: produção de sabão e sabonete, produção de álcool em gel, sabão caseiro sustentável. No dia 27, terá um minicurso de produção de cervejas artesanais.

Haverá também minicursos nas mais diversas áreas do conhecimento, para quem deseja se capacitar. Para os apaixonados por plantas, no sábado (27), haverá o minicurso Introdução ao cultivo de orquídeas. O evento conta com apoio da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Passeio BikeDéco e MotoDéco

SERVIÇO

Passeio BikeDéco e MotoDéco

Quando: 24 de outubro
Horário: 8h30 às 11h
Onde: Saída – Lago das Rosas (Setor Oeste) | Chegada – IFG/Câmpus Goiânia (Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia/GO)
Mais informações e inscrições pelo site: www.ifg.edu.br/goiania

Foto de capa: Vinicius Martins/Revista Factual.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui