Centro Cultural Oscar Niemeyer divulga programação especial para o Dia das Crianças; confira

Uma apresentação do grupo Plaft com músicos da Orquestra Filarmônica de Goiás está entre as diversas atrações

0
biblioteca infantil Centro Cultural Oscar Niemeyer, biblioteca infantil, Centro Cultural Oscar Niemeyer, Goiânia, Secult Goiás, programação especial Dia das Crianças Centro Cultural Oscar Niemeyer, programação especial, Dia das Crianças, Centro Cultural Oscar Niemeyer CCON, grupo Plaft e Orquestra Filarmônica de Goiás
Centro Cultural Oscar Niemeyer. Foto: divulgação.

O Centro Cultural Oscar Niemeyer, unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), preparou uma programação especial para comemorar o Dia das Crianças com muita diversão e cultura. Neste sábado (12), a partir das 9h30, na Esplanada do CCON, serão disponibilizados vários equipamentos de recreação como mesa de pingue-pongue, cama elástica, entre outros.

Às 11 horas, na Biblioteca Infantil, o grupo Plaft se apresenta juntamente com músicos da Orquestra Filarmônica de Goiás. Eles encenarão o conto ‘Pedro e o Lobo’ de autoria do russo Sergei Prokofiev. A história foi composta em 1936 com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades de diversos instrumentos. Cada personagem do conto é representada por um instrumento diferente. (Pedro – instrumentos de cordas; o lobo – trompas; o avô – fagote; o passarinho – flauta; o pato – oboé; o gato – clarinete e os caçadores – instrumentos de madeira).

A narrativa russa traz a história de Pedro, um caçador que vivia nas montanhas com seu avô e seus amigos animais. Certo dia, eles são ameaçados pelo lobo mais feroz da região. A partir da união entre recursos utilizados pelos contadores de histórias e da música da Orquestra, a trama se desenvolve.

Durante a programação do Dia das Crianças, haverá ainda a distribuição do livro de colorir ‘Um Cerrado de Sons’, produzido pela Orquestra Filarmônica de Goiás. O livro possui uma linguagem didática e lúdica e ensina como funciona uma orquestra e qual é a sonoridade de cada instrumento.

Biblioteca Infantil

Cerca de 1.000 pessoas já visitaram a Biblioteca Infantil do CCON desde que foi inaugurada em 19 de junho de 2019. O equipamento cultural oferece à população goiana diversas atividades gratuitas como sessões de contação de histórias, cineminha, oficinas de colagem, de paper-craft, de leitura, entre outras. Também oferece agendamentos para que alunos de escolas públicas e privadas visitem o local.

A biblioteca conta com mais de 4.600 títulos e aproximadamente 11.000 exemplares, reunindo obras de Machado de Assis, J.K Rowling, Monteiro Lobato, Lewis Carrol, Arnaldo Antunes, Julio Verne, Ana Maria Machado, Roger Mello, Ziraldo, Tatiana Belinky e outros. O acervo é formado por livros de renomadas editoras nacionais e internacionais e tem como foco a literatura infanto-juvenil informativa, cordel, poesia e ainda história em quadrinhos.

A Biblioteca Infantil foi projetada com o objetivo de proporcionar agradáveis experiências de leitura aos pequenos. A ambientação foi desenvolvida estrategicamente para que haja concentração, lazer e aprendizado durante a permanência de crianças e jovens no local. Além do amplo acervo, a biblioteca conta com um mobiliário planejado, palco multifuncional para o desenvolvimento de atividades culturais, computadores e cineminha.

O funcionamento da biblioteca é de terça à sexta, das 9 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita.

Atividades para as crianças na Biblioteca Infantil do CCON. Foto: divulgação

SERVIÇO

Dia das Crianças no CCON

Quando: sábado, 12 de outubro

Horários:

  • A partir das 9h30 – recreação na Esplanada
  • 11h – Apresentação grupo Plaft e Orquestra Filarmônica de Goiás

Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Endereço: Av. Deputado Jamel Cecílio, Km 01 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia – GO
Participação gratuita

WhatsApp Factual

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui