Goiânia 85 anos: um caso de amor

0
I Love Gyn - Goiânia 85 anos
Goiânia é mais que a nossa cidade de origem ou um lugar para se morar e construir a vida como um todo. É um caso de amor, que ultrapassa as barreiras do tempo ou as dificuldades do cotidiano. É por causa desta relação de amor que cá estamos nós da Factual novamente, para soprar as velinhas junto com essa tradicional e moderna capital e lhe desejar feliz aniversário.

Terra do frango com pequi, da pamonha, da guariroba (ou gueiroba). Terra do rock n’ roll, da música sertaneja, das baladas, da música clássica e até da música gospel. Goiânia acumula atrativos culturais, gastronômicos, lembranças e boas histórias – características intrínsecas à acolhida que as pessoas recebem ao chegar aqui.

Há 85 anos, em 24 de outubro de 1933, Pedro Ludovico lançava a pedra fundamental da nova capital do Estado, em local determinado por Atílio Correia Lima onde atualmente está instalado o Palácio das Esmeraldas, sede oficial do governo do Estado, na Praça Cívica. A cidade foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo Governo de Getúlio Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro.

A partir dos anos 1960, Goiânia sofreu o ‘boom’ do crescimento populacional. Inicialmente projetada para abrigar 50 mil habitantes, a cidade possui hoje 1.495.705 habitantes – densidade demográfica de 1.776,74 habitantes por quilômetro quadrado – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Hoje, é certo que a capital tem alguns problemas que ainda não foram solucionados, a exemplo da mobilidade, transporte público, insegurança, infraestrutura, entre outros, que assolam a população. Entretanto, apesar de tais dificuldades, Goiânia cresce e se desponta como uma capital que recebe de braços abertos e concede oportunidades a todos.

Belezas

As belezas de Goiânia podem ser contempladas em diversos pontos. Os parques são espetáculos à parte, que mostram todo o potencial da nossa natureza, refletido na taxa de arborização de vias públicas, cujo índice é de 89,3%, segundo dados do IBGE (2010).

Parque Vaca Brava - Goiânia 85 anos
O Parque Vaca Brava é um dos pontos indispensáveis para aqueles que desejam apreciar as belezas e o verde da nossa capital. Foto: Vinicius Martins/Revista Factual.

E como em toda metrópole, Goiânia também possui as construções que são admiradas por seus habitantes e turistas. Um exemplo é a arquitetura Art Déco presente na cidade. A capital possui 22 edificações tombadas pelo Instituto Nacional do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), o que faz da cidade o segundo maior acervo Art Déco do mundo, perdendo somente para Miami, nos Estados Unidos.

O Teatro Goiânia é uma das contruções que fazem parte do acervo Art Déco da cidade. Foto: Vinicius Martins/Revista Factual.
Um olhar sobre a cidade

Para saber como as pessoas veem Goiânia, convidamos alguns moradores da cidade. Veja o que eles tem a dizer sobre a nossa capital.

Guilherme de Melo – 22 anos – Estudante
Eu vim para Goiânia com quatro meses e moro aqui até então. Gosto bastante da diversidade cultural que ela apresenta. Há riqueza de bares e restaurantes e, falando sobre a culinária, é rica e se estende além do arroz com pequi. Goiânia representa minha casa.

Avelino Mateus - Goiânia 85 anos

Avelino Mateus – 20 anos – Estagiário de jornalismo
Oportunidade! Sempre enxerguei a capital como um polo de oportunidades. Nasci e cresci no interior, uma infância que não trocaria por nada, mas como alguém ambicioso, sabia que na minha pequena cidade natal não teria oportunidades para crescer. Talvez Goiânia signifique uma passagem em minha vida, uma fase de crescimento, como diria Fausto Silva: “tanto no pessoal como no profissional”. Mas, se tem uma palavra que usaria para definir a capital, essa palavra é gratidão.

O que Goiânia representa para você? Que tal contar para nós nos comentários abaixo.
Aqui ficam os nossos parabéns a nossa querida Goiânia, pelos 85 anos de história. Amamos esta cidade linda!

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui