UFG inaugura Usina Solar Fotovoltaica no Câmpus Samambaia nesta quinta-feira (6)

Prédios da Biblioteca Central, Centro de Eventos, Escola de Música e Artes Cênicas receberam placas solares, além do Centro de Aulas das Engenharias na Praça Universitária

0
usina solar fotovoltaica UFG, UFG, usina solar fotovoltaica, Câmpus Samambaia, Universidade Federal de Goiás
Foto: Secretaria de Comunicação da UFG

A Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Enel Distribuição Goiás, inaugura nesta quinta-feira (6), às 10 horas uma usina solar fotovoltaica no Câmpus Samambaia, durante a Semana Nacional do Meio Ambiente. A distribuidora investiu R$ 7,6 milhões no projeto de eficiência energética, que conta com 2.440 placas solares em uma área de 4.730 m². O sistema proporcionará uma economia de energia de 2.575,91 MWh/ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 1.450 clientes residenciais com consumo médio mensal de 150 KWh durante um ano.

A usina solar fotovoltaica será monitorada remotamente pela empresa, uma vez que esteja integralmente em operação. Quando o consumo de energia na universidade for menor do que a capacidade gerada pela usina solar, o excedente será disponibilizado para a Enel Distribuição Goiás, gerando crédito pela energia injetada e abatimento no valor da conta do cliente. Recebem as placas os prédios da Biblioteca Central, Centro de Eventos, Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) e o Centro de Aulas da Escola de Engenharia, este último na Praça Universitária.

“Além dos benefícios da energia economizada e da demanda evitada no horário de ponta do sistema elétrico, a intenção é implementar uma cultura de combate ao desperdício na universidade e a conscientização quanto ao uso sustentável dos recursos naturais”, afirma o responsável por eficiência energética da Enel Distribuição Goiás, Adriano Faria. O projeto foi selecionado no ano passado, por meio de chamada pública, conforme requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os programas devem ter foco em ações que envolvam consumo consciente de energia, eficiência energética nas instalações elétricas e atividades educacionais.

O Secretário de Infraestrutura da UFG, Marco Antônio Oliveira, ressalta que, além da Usina Fotovoltaica, o projeto inclui a substituição de quase 25 mil lâmpadas, por lâmpadas de LED. A previsão é de que seja feita uma economia de 10% anualmente com as contas de energia elétrica.

SERVIÇO

Inauguração de usina solar fotovoltaica na UFG

Quando: quinta-feira, 6 de junho
Horário: 10h
Onde: Hall do Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal – UFG Campus Samambaia
Endereço: Av. Esperança, s/n – Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia – GO

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui