Expectativa é de que BRT traga valorização para imóveis ao longo da rua 90, em Goiânia

Segundo titular da Seplanh de Goiânia, Henrique Alves, benefícios como maior facilidade de acesso, redução da poluição sonora e do ar e maior fluidez no trânsito da região devem resultar em grande valorização imobiliária no entorno do corredor viário

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Projeto do BRT, que está sendo implantado ao longo da rua 90. Foto: Prefeitura de Goiânia/divulgação.

Moradores próximos ao corredor BRT, que está sendo construído ao longo de toda a extensão da rua 90 em Goiânia, podem esperar uma boa valorização em seus imóveis após a conclusão da obra. Quem garante é o titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Henrique Alves. O trecho Norte/Sul da obra terá 21,7 quilômetros de extensão e cortará os Setores Sul, Marista e Pedro Ludovico.

“Um dos principais benefícios será a facilidade de acesso aos bairros no entorno da rua 90, em especial para as milhares de pessoas que trabalham nesses três bairros”, destaca o secretário, que diz ainda, que não somente as residências serão valorizadas, como também o comércio local.

O Bus Rapid Transit, ou simplesmente BRT, é um sistema de ônibus de alta velocidade, baseado nas cidades, no qual os veículos coletivos circulam por faixas dedicadas. O modal é considerado uma solução para centros urbanos com grandes tráfegos no transporte coletivo. Conhecido pela agilidade, conforto e segurança, em relação aos ônibus convencionais, o modal permite a redução do tempo de viagem e reduz a emissão de poluentes como o CO². O BRT de Goiânia deverá atender 148 bairros da região metropolitana. A expectativa é de que cerca de 120 mil pessoas usem o transporte diariamente. Confira a seguir mais detalhes sobre as melhorias que o BRT irá trazer após sua conclusão.

Redução de ruídos

Uma das características marcantes dos veículos usados pelo BRT é a baixa emissão de ruídos, por serem mais leves, automáticos e possuem suspensão a ar e motor traseiro, o que o torna mais silencioso.

Menor tempo de deslocamento no transporte coletivo: com faixa exclusiva, o BRT permitirá uma circulação mais rápida pela cidade. Chamado de “metrô” sobre pneus, o sistema tem sincronização com os semáforos que se abrem com a aproximação do veículo, sem interrupções e permitindo um menor tempo de deslocamento. “Com esse modal de transporte, o fluxo da via é otimizado pela ausência de congestionamentos, principalmente em horários de picos”, explica Henrique Alves, secretário de municipal de planejamento urbano e habitação.

Segurança

O sistema contribui para a redução do número de acidentes no trânsito de diferentes tipos. Segundo o arquiteto urbanista Renato Rocha, a diminuição no índice de quilômetros percorridos por veículo resulta em menos carros nas ruas e num ambiente mais seguro especialmente para pedestres e ciclistas. Além disso, as faixas dedicadas ao transporte reduz a interação com demais veículos, como carros de passeios e motos, minimizando bastante o risco de colisões.

Redução de poluentes

O BRT consegue melhorar a fluidez do transporte coletivo sem inserir mais ônibus convencionais nas ruas, e menos veículos automotores nas ruas significa também menos emissão de CO2. Outra característica desse modal de transporte é que os sistemas de propulsão de seus veículos são com motores híbridos, que usam biocombustível ou são elétricos, que geram bem menos poluição do que os veículos movido a combustíveis fósseis.

Integração de bairros

O BRT em Goiânia irá passar por 148 bairros, promovendo uma integração de ponta a ponta da cidade e proporcionando a sensação de proximidade, o que gera mais valorização para as regiões nas quais ele passará. “O fluxo do comércio local será aquecido com a maior circulação de pessoas e a região vai ser contemplada com mais prestações de serviços”, explica Renato Rocha.

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