Transporte coletivo será paralisado a partir de terça-feira (24), em Goiânia

Medida foi decidida em consenso durante reunião emergencial neste domingo (22). CityBus 2.0 também será interrompido a partir desta segunda-feira (23)

0
plano emergencial para o transporte público, transporte público coletivo, transporte público coletivo Goiás, governo de Goiás, plano emergencial, aumento da passagem de ônibus em Goiânia, tarifa do transporte coletivo, Goiânia, reajuste, Câmara Deliberativa de Transporte de Coletivo (CDTC), Transporte coletivo será paralisado, Transporte coletivo será paralisado em Goiânia, paralisação Transporte coletivo Goiânia, paralisação citybus Goiânia, transporte coletivo Goiânia
Foto: reprodução/RMTC Goiânia

Como parte das medidas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado de Goiás (Sinditransporte) e as operadoras da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC), se reuniram neste domingo (22) em caráter emergencial para definir ações de proteção para os trabalhadores da categoria e usuários do sistema.

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

Em nota conjunta, a CMTC e a RMTC informaram que foi decidido em consenso pela paralisação do serviço de transporte público a partir da próxima terça-feira (24). O entendimento é que esta é a melhor forma de conter a disseminação da doença entre a população e os motoristas. A proposta já havia sido sugerida na última sexta-feira (20).

Segundo matéria publicada pelo jornal Diário de Goiás, as empresas alegaram que não tem ônibus suficientes para atender à determinação do governador Ronaldo Caiado para que usuários trafeguem sentados, no intuito de evitar o contágio pelo coronavírus. Para atender à demanda equivalente à sexta-feira, de 100 mil passageiros, seriam necessários 3.125 veículos. O sistema tem 1.285. Mesmo que a demanda seja reduzida para 50 mil passageiros, a necessidade seria de 1.600 carros.

A única exceção deverá ser as linhas cujo itinerário atende instituições de saúde, para garantir o ir e vir dos trabalhadores e o perfeito funcionamento dos hospitais. Para isso os motoristas deverão estar devidamente protegidos.

O comunicado diz ainda que, embora a ação represente um grande prejuízo financeiro para as empresas, o que deve ser preservado é a vida das pessoas. E pede a compreensão e o apoio de todos.

CityBus 2.0

Em carta aberta, a HP Transportes também comunicou a interrupção temporária da operação do CityBus 2.0. A suspensão do serviço, que completou 1 ano recentemente, vai ocorrer a partir desta segunda-feira (23).

CityBus 2.0, operar aos domingos, HP Transportes, 8h às 22h20, CityBus 2.0 Goiânia, Transporte coletivo será paralisado, Transporte coletivo será paralisado em Goiânia, paralisação Transporte coletivo Goiânia, paralisação citybus Goiânia, transporte coletivo Goiânia
CityBus 2.0. Foto: divulgação

Confira o conteúdo na íntegra a seguir:

No mês passado, o CityBus 2.0 completou 1 ano. E junto com você, escrevemos muitas histórias conquistando as ruas de Goiânia com viagens coletivas de um jeito inovador.

Hoje, somos reconhecidos como um transporte que foi além da mobilidade para ser porta-voz de um conceito: o pensar coletivo. E com isso, entramos na vida de nossos motoristas, passageiros e, principalmente, na da nossa cidade, levando um novo jeito de viver.

Mas como você já sabe, o mundo vive um momento inesperado: a disseminação do Coronavírus (COVID19). E com ele, a recomendação de isolamento total – cada um na sua casa, pelo bem coletivo.

Diante disso, informamos: O CITYBUS 2.0 ESTÁ TEMPORARIAMENTE FORA DAS RUAS. Sentimos profundamente essa decisão, mas sabemos que é o mais correto para o momento.

No coração, permanece a certeza de que o coletivo sempre vence. Vamos monitorar diariamente os fatos para saber o momento certo de voltar. Se eu faço a minha parte, e você a sua, muito em breve estaremos juntos novamente.

Cuide da sua saúde e do bem estar coletivo. Fique em casa!

Com carinho,

Equipe HP Transportes

*Atualizada em 22/3/2020 – 22h01, para inclusão de informações.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui