Após reunião, CMTC anuncia que transporte coletivo não será paralisado na Grande Goiânia

Companhia vai cumprir decisão judicial que determina a volta da frota total de ônibus. Serviço poderá ser utilizado por pessoas ligadas às atividades econômicas consideradas imprescindíveis

0
paralisação de ônibus em Goiânia, CMTC sugere paralisação dos ônibus em Goiânia, CMTC, paralisação transporte coletivo Goiânia, recomendação CMTC, transporte coletivo não será paralisado, transporte coletivo Goiânia, ônibus em Goiânia, transporte público Goiânia, onibus vão parar goiania
Foto: Vinicius Martins/Revista Factual

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou, após reunião com representantes do governador Ronaldo Caiado e do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que o transporte na região metropolitana da capital não será paralisado em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O órgão foi notificado na manhã desta segunda-feira (23) e vai cumprir a decisão judicial que determina a volta da frota total de ônibus nas linhas do transporte público, ao contrário da paralisação total que havia sido decidida no domingo (22).

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

O decreto de Lei do governo estadual, baixado na última sexta-feira (20), que determina apenas o transporte de pessoas sentadas, continua valendo. À CMTC ficou o planejamento técnico da operação visando atender a demanda de passageiros que ainda circula em terminais nos horários de pico e entrepico em Goiânia e no demais 18 municípios integrados.

Ficou acertado entre os gestores que o decreto 9.638 será regulamentado em um trabalho conjunto entre CMTC e Agência Goiana de Regulação (AGR). No documento a ser firmado, vão constar as determinações sobre quem vai usar o transporte e o escalonamento de horário que atenda a demanda de trabalho ainda ativo nas cidades, no intuito de se evitar aglomerações nos terminais de ônibus.

“O serviço de transporte poderá ser utilizado por todas as pessoas e trabalhadores ligados diretamente as atividades econômicas elencadas como imprescindíveis e que constam do decreto 9.633 alterado pelo decreto 9.638 do governo estadual”, disse a Companhia, por meio de nota.

A CMTC informou ainda que toda a frota estará em operação e que a equipe de motoristas designada ao trabalho não pertence a grupos de risco. Motoristas com idade acima de 60 anos ou com doença crônica estão em férias coletivas. A negociação de equipamentos de segurança a esses profissionais será feita entre as concessionárias e a categoria.

Segundo o órgão, a operação transcorreu de forma tranquila e atendeu baixa demanda nesta segunda-feira.

Passe-livre para idosos

Também ficou estabelecido que o passe-livre para o idoso continuará ativo para atender a parcela que necessita de atendimento e tratamento de doenças crônicas. A Polícia Militar vai atuar na checagem desse trânsito de idosos, fazendo a orientação necessária sobre o bom uso do transporte para se evitar o contágio.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui