‘Ninhos Urbanos’: praça da T-23, no Setor Bueno, em Goiânia, recebe intervenção artístico-urbana

São 66 casinhas de passarinhos pintadas por artistas plásticos goianos que trazem um colorido todo especial. Exposição fica no local até o próximo sábado (5)

0
Ninhos Urbanos, intervenção artístico-urbana, praça da T-23, Setor Bueno, Exposição Ninhos Urbanos
Exposição Ninhos Urbanos. Foto: Leo Macário/divulgação

Quem passa pela praça da T-23, no Setor Bueno, em Goiânia, se depara com uma bela intervenção artístico-urbana. Batizada como ‘Ninhos Urbanos’, a ação reúne 66 casinhas de passarinho, cada uma pintada por um artista. O colorido todo especial ficará exposto no local para contemplação da comunidade até o próximo sábado (5).

A ideia da intervenção foi pensada para conectar as pessoas pela arte, trazendo otimismo, alegria e esperança por meio das cores. Cada artista com seu estilo e propósito, trouxe uma mensagem ao público, inserindo em sua pintura frases de incentivo às pessoas para substituir o sofrimento do momento atual pela esperança do amanhã.

“A arte nos permite extravasar e amenizar essa dor provocada pela pandemia. E também é uma iniciativa importante porque possibilita esse contato dos artistas com o povo, deixando mais acessível a arte em uma época difícil que estamos vivendo”, destacou a artista plástica Selma di Medeiros, que espalhou em sua obra as frases e dicas “ria mais”, “espalhe cores, colha amores” e “agradeça sempre”.

O artista Manoel Santos trouxe a preocupação com a preservação da natureza, principalmente do Cerrado. Ele conta que cresceu em regiões periféricas de Goiânia, cresceu vendo o bioma sendo destruído por queimadas criminosas e, desde então, passou a incorporar os animais e a vegetação do Cerrado em suas obras. “Essa proposta deu certo com o estilo de minhas pinturas voltadas justamente para os bichos, já que eles fazem seus lares em tocas, ninhos e outras construções que são usadas para refúgio e criação dos seus filhotes”, destaca Manoel Santos.

Já a artista plástica Graça Estrela deu destaque ao Cerrado e às araras. Para fazer a sua obra, Graça usou argila de Ipameri, pedras malacachetas de Pirenópolis e palhas de buritis colhidas nas ruas de Goiânia. “Há mais de 50 anos trabalho com pinturas relacionadas ao meio ambiente e há 30 anos, pinto as araras com o objetivo de despertar nas pessoas a importância de cuidar e preservar o ambiente em que vivemos”, destaca a artista plástica.

A praça com a exposição também faz parte da rota do casal de engenheiros João Victor Carvalho e Camila Carneiro, que moram nos setores Marista e Bueno. Os namorados decidiram visitar a exposição após visualizarem um anúncio em uma rede social. “Achamos interessante esse processo criativo, que é uma atração a mais para quem costuma visitar a praça”, explica Camila.

Propósito e importância da arte

Não esperava um resultado tão bonito quanto este, com casas de cores e estilos variados, cada uma representando sua diversidade”, destaca o diretor da Terral Incorporadora, Marcelo Borges, empresa que desenvolveu a ideia, fazendo uma conexão da importância da casa como sendo um ninho, ou seja, um lugar de acolhida. Por estar lançando um projeto imobiliário em suas imediações, a incorporadora quis presentear a vizinhança com essa reflexão e, ao mesmo tempo, trazer algo que trouxesse bem-estar. “É uma ação de relacionamento com o público e acabou sendo também uma forma de valorizar a arte goiana”, disse.

Para o presidente da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), Valdir Ferreira dos Santos, a parceria com a Terral pode ser uma inspiração para que outras empresas também reconheçam o valor da arte na sociedade, principalmente em um momento em que a arte pode ser um instrumento para amenizar a tristeza provocada pela pandemia. “As artes plásticas também trazem alívio contra o estresse por meio de seu poder de criatividade. Essa iniciativa também permite que mais pessoas se inspirem através da arte, já que ela tem um poder de despertar a criatividade em quem a contempla”, detalha.

Além da opção de visitar a exposição até o dia 5 de junho, os interessados em saber a inspiração e os artistas que participaram da pintura das 66 casinhas expostas na praça da T-23 também podem acessar o site www.exposicaoninhosurbanos.com.br/blog.

SERVIÇO

Exposição Ninhos Urbanos

Quando: até 5 de junho de 2021 (sábado)
Onde: Praça T-23 – Setor Bueno – Goiânia/GO

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui