Contrato para ampla reforma do Parque Zoológico, em Goiânia, é assinado

Obra tem previsão de início em 60 dias, após finalização dos trâmites licitatórios. Revitalização será executada em três meses. Durante o período, a visitação ao local e o atendimento ao público não serão afetados

0
Parque Zoológico, Parque Zoológico em Goiânia, Parque Zoológico Goiânia, reforma do Parque Zoológico, reforma Zoológico Goiânia
Foto: Secom Goiânia

O Parque Zoológico, em Goiânia, passará por uma ampla reforma. O extrato do contrato com a empresa responsável pelas obras, assinado pela prefeitura, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), foi publicado na edição do último dia 25 de maio do Diário Oficial do Município (DOM).

Com previsão de início em 60 dias, a obra contempla acessibilidade, ambientes para os animais e áreas comuns, e será executada em até três meses pela BBC Construtora e Terraplanagem Ltda., empresa responsável pela obra que venceu a licitação do tipo menor preço.

O projeto prevê intervenções para troca dos vidros dos grandes felinos, bem como no próprio ambiente desses animais, banheiros, escadarias, guarda-corpos, parapeito, estrutura para macacos (micário), áreas verdes e pergolados.

A reforma é orçada em aproximadamente R$ 950 mil, recurso proveniente de convênio com o Governo Federal, mais contrapartida do município na ordem de 3,92%. Após a assinatura do contrato, já efetivada, os trâmites seguem para o fim do procedimento orçamentário e autorização para início da obra, junto à Caixa Econômica Federal.

O projeto segue recomendações do prefeito Rogério Cruz, após visita ao parque ainda no início da gestão. Diante do andamento das intervenções, o gestor municipal explica que “trata-se do atendimento à demanda da própria população, uma vez que o parque é um de nossos principais atrativos turísticos”.

Durante a execução da obra, o funcionamento do Zoológico não será afetado. Haverá continuidade da visitação e atendimento ao público. O presidente da Agetul, Valdery Júnior, explica, contudo, que os ambientes reformados serão provisoriamente interditados. “Não haverá transferência ou manejo dos animais para ambientes externos, apenas no próprio parque, conforme orientações dos veterinários, para garantirmos aos bichos qualidade de vida e bem-estar”, explica.

Detalhes da reforma do Parque Zoológico

Em detalhes, a obra prevê acessibilidade por meio da implantação do piso tátil, desde a área de acesso do estacionamento até a bilheteria e, de lá, à placa de mapa tátil. Nos banheiros para visitantes, as intervenções preveem adequações para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Haverá, ainda, readequação das rampas de acesso, escadarias e guarda-corpos, conforme as normas técnicas de acessibilidade exigidas.

No ambiente dos grandes felinos, as intervenções incluem a ampliação dos tanques e troca dos vidros, que passam a ser triplos e laminados. Já no espaço dos primatas, a obra amplia o pé direito de dois para cinco metros, bem como o espaço de vivência.

A obra também cria praças recreativas na entrada do parque, em frente ao lago dos primatas, com construção de pergolados e ampliação da área verde que o cerca.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui