Goiânia ganha Trilha Chica Machado, que liga parques Macambira Anicuns e Bernardo Élis

Inauguração será neste domingo (24), às 8h30. Ação integra evento simultâneo realizado em todo país, chamado 'Um dia no Parque'. Programação inclui instalação de Eco Barreira no Córrego Macambira para a contenção de resíduos, troca de materiais recicláveis por mudas de árvores e aulão de ginástica funcional

0
Trilha Chica Machado, Parque Macambira Anicuns, Parque Bernardo Élis, inauguração Trilha Chica Machado, Macambira Anicuns
Trilha Chica Machado. Foto: Amma

Neste domingo (24), às 8h30, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma), inaugura a Trilha Chica Machado, que liga o Parque Macambira Anicuns ao Parque Bernardo Élis. A concentração será no Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns, no Setor Novo Horizonte.

A Trilha Chica Machado tem três quilômetros de percurso, sendo que 500 metros são de terra, com placas de sinalização, e 2,5 quilômetros asfaltados. O cidadão pode percorrer o caminho tanto a pé como de bicicleta.

O presidente da Amma, Luan Alves, explica que as ações fazem parte do evento ‘Um Dia no Parque’, promovido simultaneamente em unidades de conservação em todo o Brasil. “São mais de 350 unidades em todo o país, com essa ação de consciência e preservação ao meio ambiente”, diz.

Em Goiânia, haverá troca de materiais recicláveis por mudas de árvores, e instalação de Eco Barreira no Córrego Macambira para a contenção de resíduos. A programação ainda conta com aulão de ginástica funcional no Parque Bernardo Élis. “A intenção é realizar ações que sensibilizem a população e promovam conscientização ambiental”, afirma Luan Alves.

Durante o evento, os participantes caminharão no percurso da trilha do Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns até o Parque Bernardo Élis.

Homenagem

A trilha foi batizada com o nome de Chica Machado, negra que foi comprada como escrava aos 13 anos, e acabou por se tornar mulher influente e respeitada no Arraial de Cocal, área rural próxima ao município de Niquelândia.

Segundo a história contada entre gerações de habitantes locais, Chica foi uma negra, ex-escrava, que viveu na região e que se tornou muito rica. Ela passou a comprar escravos para libertá-los.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui