Companhia de Teatro encena peça inspirada em Romeu e Julieta neste domingo (7), em Goiânia

Apresentação mostra a clássica história de amor misturada a regionalismos e costumes goianos

0
Cia Teatral Oops!.., Parque Areião, projeto Manutenção Oops!.., Arruda com Alecrim, Romeu e Julieta
Espetáculo Arruda Com Alecrim. Foto: Gilson Borges/divulgação.

A Cia Teatral Oops!.., em parceria com a Enel Distribuição Goiás, apresenta mais um espetáculo do projeto Manutenção Oops!.. 18 anos. Neste domingo (7), a companhia encena a peça Arruda com Alecrim, às 10 horas, no Parque Areião, em Goiânia.

A apresentação é inspirada no amor vivido por Romeu e Julieta na obra de William Shakespeare. No decorrer da encenação, o público descobre que os personagens foram inspirados no regionalismo goiano, como o caipira, o coronel e as comadres. Também é possível perceber a “goianidade” nos sotaques, nas modas de viola e no fole da sanfona, tudo tocado ao vivo pelos atores em cena. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade.

A peça

Arruda com Alecrim tem como cenário uma pequena cidade do interior de Goiás e conta a história de amor entre Mariquinha, filha de um milionário, e Zezinho, filho de um sapateiro. Os dois se conhecem ainda crianças e se tornam grandes amigos. Com o passar dos anos, passam a trocar juras de amor e fazem um pacto de casamento.

Apaixonados, os jovens vivem um romance escondido até que a mãe da garota encontra um bilhete em que o rapaz lhe faz juras de amor. Furioso, o pai de Mariquinha proíbe a filha de se relacionar com Zezinho e o ameaça de morte, caso sua ordem não seja cumprida.

Com medo de que o pai cumpra a palavra, Mariquinha ordena que o namorado fuja e só volte quando conseguir bastante dinheiro para pedi-la em casamento. Zezinho foge para terras distantes, onde consegue juntar bastante dinheiro, ficando mais rico que o pai de Mariquinha. Depois deste feito, ele volta à pequena cidade para pedir seu grande amor em casamento.

A peça escrita por Sandro Freitas, a partir de manuscritos herdados de seu avô paterno, evidencia o amor impossível de cada Romeu e Julieta perdido nos sertões e nas matas de árvores secas e retorcidas do nosso Cerrado. O encontro dos atores como a “goianidade” reflete no público, lembranças de familiares, costumes antigos e aspectos da cultura sertaneja, original do povo goiano.

Sobre a Companhia

A Cia Teatral Oops!.. possui mais de 18 anos de história. Criada por João Bosco Amaral, em Goiânia, a companhia já se apresentou em países como Portugal, Espanha, México, Colômbia e Equador. O projeto Manutenção Oops!.. 18 anos foi lançado no final do ano passado e apresenta neste mês os espetáculos Arruda com Alecrim, Gato Preto e William Wilson.

Em 2019, o projeto recebeu incentivo cultural da Enel Distribuição Goiás por meio da Lei Goyazes. Projetos que estimulam a cultura são de grande importância para a distribuidora. De outubro a dezembro de 2018, cerca de R$ 890 mil foram investidos em 10 projetos aprovados por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes.

SERVIÇO

Projeto Manutenção Oops!.. 18 anos – Espetáculo Arruda com Alecrim

Quando: domingo, 7 de abril
Horário: 10 horas
Onde: Parque Areião – Avenida Areião, Setor Pedro Ludovico, Goiânia – GO
Entrada gratuita

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui